Os DLCs ainda não são completamente aceitos pelos
jogadores, mas Chris Early, Vice presidente de digital publishing na
Ubisoft, acredita que essa tendência já está mudando e afirma que certos
tipos de DLCs já não são vistos com maus olhos.
Para exemplificar, Early se referiu aos pacotes "Time Saver" de
Assassin's Creed IV: Black Flag, que permitem comprar recursos dentro do
jogo e revelar os locais de colecionáveis sem gastar tempo. Este tipo
de "ajuda" antes eram possíveis com macetes, mas nos hoje
são conteúdos adicionais."Não houve qualquer resistência", disse Early ao site GamesIndustry
sobre os pacotes "Time Saver". "Houve talvez 12 pessoas que disseram
alguma coisa, mas enfim. Como um todo, não houve qualquer problema".
"Acho que há alguns modelos que são aceitos agora. Os DLCs já são
praticamente aceitáveis", continuou. "O Season Pass já é praticamente
aceito. É interessante quando se começa a olhar para o Season Pass como um
serviço. Para quem tem o Season Pass, sei que organizamos eventos
especiais, por isso é mais do que conteúdos. Existe uma evolução acontecendo". O truque para que um DLC seja aceito está na percepção dos
jogadores, que devem sentir que a compra é uma melhoria e não apenas
algo para preencher o que está em falta no jogo. "Magoa quando se sente que está sendo forçado, ou quando se está em
desvantagem ou se sente que não pode fazer algo a não ser que se pague com
dinheiro. Esse é um tipo de sentimento de remorso e ninguém gosta
disso".