A exclusividade de Rise of the Tomb Raider deixou muitos fãs da Sony irritados, quando ela foi revelada durante a conferência da Microsoft. No entanto, não só os fãs foram pegos de surpresa como também a própria Sony. A declaração foi feita por Shuhei Yoshida, que afirmou que não fazia ideia dessa abordagem realizada por Phil Spencer.
Quando perguntado se ele estava ciente do anúncio realizado na Gamescom, Yoshida disse o seguinte: "Como poderíamos saber?" Quando Tomb Raider foi anunciado na E3, foi dito que o jogo seria para PC, PS4 e Xbox One. É por isso que eu estou dizendo que eu fiquei surpreso." Perguntado se a Square Enix não deveria ter revelado isso a Sony antes, porque o jogo já tinha sido anunciado também para o PS4 e a resposta de Yoshida foi: "Eles podem ter avisado nossa equipe de relações com terceiros, mas eu não sabia."
Sobre a repercussão na internet com o anúncio, Yoshida sabe que existem muitas pessoas que estão com raiva, onde algumas pessoas criaram uma imagem dizendo coisas negativas, como o fim de Tomb Raider. Mas ele acredita que tudo isso não passa de uma resposta muito emocional. Para finalizar, ao ser perguntado sobre quando Tomb Raider será lançado para o PS4, Shuhei Yoshida foi bem claro. "Essa pergunta tem que ser feita a Square Enix e a Microsoft."