A Microsoft acabou de confirmar, através da Xbox Wire, a aquisição da
Mojang, estúdio responsável pela criação de Minecraft, por
2,5 bilhões de dólares. De acordo com as declarações do
Presidente da Microsoft Studios, Phil Spencer, Minecraft continuará a
estar disponível nas mais diversas plataformas, incluindo iOS, Android e
PlayStation, PC e Xbox.
"Na
Microsoft, nós acreditamos no poder do conteúdo para unir pessoas.
Minecraft adiciona diversidade ao nosso portfólio de jogos e nos ajuda a
chegar a novos jogadores em várias plataformas. Jogar é a principal
atividade na maioria dos dispositivos e vemos um enorme potencial para
continuar a crescer a comunidade de Minecraft e apoiar a série. É por
isso que nós planejamos manter Minecraft disponível em várias plataformas
- incluindo iOS, Android e PlayStation, além de PC e Xbox," disse
Spencer.
O Presidente da Microsoft Studios confirmou ainda que,
apesar da aquisição da Mojang, a Minecon, convenção dedicada
inteiramente a Minecraft, continuará no próximo ano. A Mojang
junta-se assim a estúdios como a 343 Industries, Turn 10 Studios e a
Lionhead Studios, todos eles pertencentes à Microsoft e que apenas
produzem conteúdo para as suas plataformas. Os fundadores da
produtora Markus 'Notch' Persson, Carl Manneh e Jakob Porsér vão
abandonar a Mojang para trabalhar em novos projetos. Notch já havia anunciado que não gostava de trabalhar em uma empresa do
tamanho da que Minecraft se tornou, e que essa nunca foi a intenção dele.
“Não me vejo como um verdadeiro produtor de jogos. Crio jogos porque é divertido, e porque adoro jogos e adoro programar, mas não quero fazer jogos com a intenção de eles se tornarem enormes sucessos, e não tento mudar o mundo”, explicou Notch no seu Blog. “Minecraft tornou-se um enorme sucesso, e as pessoas me dizem que mudou os jogos. Nunca tive intenção de alcançar ambos”, acrescentou reconhecendo que “é sem dúvida lisonjeador”.
“Assim que o negócio for finalizado, sairei da Mojang e retorno a criar jogos no Ludum Dare e pequenas experiência na web. Se acidentalmente criar algo que ganhe alguma atração, provavelmente irei abandona-lo imediatamente. Considerando que a imagem que o público tem de mim já é um pouco obliqua, não espero escapar dos comentários fazendo isso, mas pelo menos agora não tenho a responsabilidade de os ler”.
“Tenho noção que isto vai contra muito do que disse em público. Não tenho um boa resposta para isso. Também tenho noção que muitos de vocês estavam me usando como símbolo de uma luta. Não sou. Sou uma pessoa, e estão sofrendo como vocês. Adoro vocês. A todos. Obrigado por tornarem Minecraft aquilo que se tornou, mas vocês são muitos, e não posso ser responsável por algo desse tamanho. De certa maneira, ele agora pertence à Microsoft. De uma maneira mais geral, há muito que pertenceu a todos vocês, e isso nunca mudará. Não é pelo dinheiro. É pela minha sanidade”, concluiu.
“Não me vejo como um verdadeiro produtor de jogos. Crio jogos porque é divertido, e porque adoro jogos e adoro programar, mas não quero fazer jogos com a intenção de eles se tornarem enormes sucessos, e não tento mudar o mundo”, explicou Notch no seu Blog. “Minecraft tornou-se um enorme sucesso, e as pessoas me dizem que mudou os jogos. Nunca tive intenção de alcançar ambos”, acrescentou reconhecendo que “é sem dúvida lisonjeador”.
“Assim que o negócio for finalizado, sairei da Mojang e retorno a criar jogos no Ludum Dare e pequenas experiência na web. Se acidentalmente criar algo que ganhe alguma atração, provavelmente irei abandona-lo imediatamente. Considerando que a imagem que o público tem de mim já é um pouco obliqua, não espero escapar dos comentários fazendo isso, mas pelo menos agora não tenho a responsabilidade de os ler”.
“Tenho noção que isto vai contra muito do que disse em público. Não tenho um boa resposta para isso. Também tenho noção que muitos de vocês estavam me usando como símbolo de uma luta. Não sou. Sou uma pessoa, e estão sofrendo como vocês. Adoro vocês. A todos. Obrigado por tornarem Minecraft aquilo que se tornou, mas vocês são muitos, e não posso ser responsável por algo desse tamanho. De certa maneira, ele agora pertence à Microsoft. De uma maneira mais geral, há muito que pertenceu a todos vocês, e isso nunca mudará. Não é pelo dinheiro. É pela minha sanidade”, concluiu.