Mike Ybarra, Diretor da gestão de programas para a marca Xbox, revelou que em 2013, quando o console foi lançado, o pessoal da
Microsoft não acreditava que era possível implementar esta
funcionalidade no Xbox One.
"Quando lançamos o Xbox One, a ideia da retrocompatibilidade era
algo no qual não acreditávamos. Tivemos a sorte de ter o conjunto certo
de engenheiros. Phil Spencer merece créditos por motivar as equipes.
Ele sabe que todos os engenheiros adoram ser desafiados com algo que
alguém diz ser impossível, para depois lhes dizer para fazer acontecer." Ybarra revelou que assim que eles abriram o site no qual pediam as
opiniões dos fãs, a retrocompatibilidade ficou no topo dos pedidos dos
fãs e a Microsoft não ignorou as vozes dos jogadores.
Além do desafio para os engenheiros, a Microsoft ainda
quis satisfazer os pedidos dos fãs e dar ao seu console uma funcionalidade que os rivais não têm. Com a chegada de Forza 6, Halo 5, Rise of the Tomb Raider, a
chegada da Nova Dash ao Xbox, os donos de um Xbox One vão ter um
final de ano feliz, também em parte devido à chegada da
retrocompatibilidade.