1080p/60FPS não vem sendo o padrão nos jogos da geração atual de consoles; alguns rodam à 1080p/30FPS, outros a 900p/60FPS. Existem exceções, mas por que os desenvolvedores tem tanta dificuldade para conseguir balancear essas duas coisas?
Se dermos uma olhada nas notícias que apareceram no início dessa geração, os desenvolvedores estavam contentes com o poder do hardware de cada plataforma, seja pela quantidade de memória, GPUs, ou qualquer outro motivo, eles sempre estavam elogiando. Então o que aconteceu? O site GamingBolt teve uma conversa com TJ Wagner, Diretor Criativo da WarGaming, estúdio que está trabalhando em portar World of Tanks para o PlayStation 4, e ele disse:
"Isso acontece em toda geração. As máquinas são rápidas, podemos fazer o que quisermos, então, fazemos coisas mais complexas, colocamos mais texturas, polígonos, efeitos gráficos, melhor iluminação e graças a isso, acabamos dando de cara com os velhos problemas de performance. World of Tanks vai rodar à 30FPS, com tanques altamente detalhados, em mapas enormes e com explosões acontecendo toda hora. Se o jogo rodasse à 60FPS, teríamos que remover a destruição, usar uma física e efeitos gráficos simples. Isso acabaria afetando a sensação que a jogabilidade do game passa".