Xenoblade Chronicles X chegou ao Ocidente na última semana depois de um
longo tempo de espera. E o Diretor executivo do jogo,
Tetsuya Takahashi deu uma entrevista ao site Gamereactor, onde falou sobre o
que espera para o futuro da franquia e também da empresa, além da
conexão que eles tem com a Nintendo.

Takahashi disse que a sua visão da Monolith Soft é que a empresa deve fazer jogos que a Nintendo não pode fazer, e ainda acrescentou que Xenoblade Chronicles só existe porque a Monolith Soft foi fundada por ex-funcionários da Square Enix, que combinaram as influências da Square Enix com as influências da própria Nintendo.
"A franquia Xenoblade sempre abordou um gênero diferente em cada jogo, com o game anterior sendo de fantasia, e agora mais voltado para a ficção científica. Espero que possamos ser capazes de continuar um séria como essa, explorando várias coisas diferentes, ao invés de ficamos confinados a um gênero específico".
"Essa é apenas a minha opinião pessoal, mas eu acho que a Monolith Soft deve continuar criando jogos que não podem ser feitos pela Nintendo. Como você sabe, antes de estarmos na Monolith Soft, trabalhamos na Square Enix, então Xenoblade Chronicles é o resultado dessas influências vindas da Square Enix e combinadas com as da Nintendo. Assim como a civilização humana se desenvolveu mesclando povos e culturas diferentes, espero que a Monolith Soft possa continuar se desenvolvendo ainda mais por ter tantas oportunidades para trabalhar com a Nintendo."
Fonte: Acasadocogumelo