Tim Sweeney, o responsável máximo pela Epic Games, falou em uma
entrevista sobre o passado, o presente e o futuro da companhia, e
revelou mais alguns detalhes sobre a série Gears of War. Sweeney
falou do aumento dos custos, que já
estava dando sinais de ser insustentável a nível financeiro e a forma
como a Microsoft viu a possibilidade da série acabar sendo um
free-to-play. Em comparação, Sweeney destacou que o Gears of
War original custou 12 milhões de dólares e obteve um lucro de 100
milhões de dólares.
Com o passar da geração, a quantidade de
dinheiro necessário foi aumentando substancialmente, chegando aos 60
milhões para Gears of War 3. Sweeney explicou que antes de vender os
direitos da série à Microsoft, tinham previsto que o desenvolvimento de
Gears of War 4 custaria perto dos 100 milhões de dólares.
"As margens de lucro eram cada vez menores," contou ele ao site Polygon.
"Calculamos que se desenvolvessemos Gears of War 4, o orçamento seria
de 100 milhões de dólares, e isso implicaria que o jogo fosse um sucesso
estrondoso ou ficaríamos na bancarrota," concluiu. Nesse momento Gears
of War 4 está a cargo da The Coalition, depois da Epic ter vendido os
direitos comerciais da série à Microsoft.
Esta foi uma das razões
pelas quais a Epic Games decidiu vender a franquia à Microsoft e se
focar por inteiro nos títulos free-to-play, que tem alcançado
uma grande popularidade e que apresentam mais oportunidades de gerar
lucro com custos de produção baixos. O próximo jogo da Epic Games
será Paragon, um MOBA free-to-play, mas o estúdio também está trabalhando em uma versão gratuita de Unreal Tournament.