De acordo com fontes anônimas ao site Kotaku,
a Microsoft passou por alguns momentos de dificuldade, e que o fechamento da Lionhead Studios e o cancelamento de Fable Legends foram apenas
consequências entre outros resultados abaixo do esperado. Segundo estas fontes anônimas que trabalharam no Lionhead, durante a
explicação sobre como Fable Legends pode ter ajudado a derrubar
definitivamente o estúdio, foram ainda reveladas diversas situações
problemáticas na Microsoft que deixaram à companhia com a necessidade de
tomar medidas drásticas.
O site Kotaku cita as suas fontes dizendo que o desenvolvimento de Fable
Legends encontrou obstáculos exteriores pois a audiência para o jogo
estava encolhendo. As vendas do Xbox One estavam muito abaixo das
projeções, e também as instalações do Windows 10 não estavam onde a
Microsoft havia planejado. "Vamos ser honestos - fazemos projeções baseadas em uma série de
premissas. Vão ser vendidos 2x mais consoles do que existem no momento.
Supostamente teremos o dobro das instalações do Windows 10 do que
atualmente. Por isso, quando olhamos agora para o dinheiro que Legends
poderia ter feito no universo free to play, teríamos que o calcular pela
metade. Porque apenas podíamos alcançar metade da audiência
projetada," disse um ex-funcionário que trabalhou com a Microsoft.
Outra fonte disse ainda ao site Kotaku que a decisão de encerrar o
estúdio e cancelar o jogo foi provavelmente feita poucos dias antes,
quando a Microsoft planejou o seu próximo ano fiscal e decidiu onde
colocar o seu dinheiro. Uma vez que a Lionhead era apenas um dos
estúdios que estava dando problemas, alguém tinha que ser escolhido. "Sei que o Phil Spencer se sente mal com isso da Lionhead, mas ele
tem que gerir a Microsoft Studios como um negócio. Os estúdios internos
não estavam lá muito bem. Halo 5 falhou redondamente, comparado com as
projeções. Minecraft falhou, comparado com as projeções. Comparado com
esses dois, o Lionhead é praticamente um erro inofensivo."