Um dos objetivos originais para The Last Guardian era “criar algo bom em um curto período de tempo,” revelou Fumito Ueda, admitindo que os longos
adiamentos do jogo foram “completamente inesperados”. Em declarações ao site IGN,
o Diretor criativo explicou que pensou que os jogos anteriores Ico e
Shadow of the Colossus “demoraram muito tempo para serem desenvolvidos...
por isso uma das missões de The Last Guardian era querer fazer algo
bom em um curto período de tempo, portanto o fato de ter demorado muito
tempo para desenvolver o jogo foi completamente inesperado para mim.”
The
Last Guardian foi originalmente revelado como um jogo do PlayStation 3
em 2009 antes de sofrer vários atrasos, com Shuhei Yoshida admitindo posteriormente que o jogo tinha
“muitos problemas técnicos”.
Yoshida também admitiu que o vídeo original foi alterado para fazer o jogo “rodar suavemente”. O
jogo foi apresentado novamente em junho do ano passado, época em que
foi confirmado que a plataforma de lançamento passaria a ser o
PlayStation 4.
“Seria interessante falar sobre todas as
dificuldades que enfrentamos,” continuou Ueda, “mas há muitas coisas
sobre as quais ainda não podemos falar. Nunca estive em um jogo
que demorou tanto para desenvolver,” afirmou ele na entrevista,
“por isso uma parte de mim está triste, mas outra parte me faz sentir
que apenas quero completar esse jogo. Tenho sentimentos mistos por ele.” The Last
Guardian deve ser lançado esse ano, com Ueda e sua equipe na Studio
Japan estarem “trabalhando arduamente para lançar o jogo até ao final do
ano”. A data de lançamento pode ser divulgada na conferência da E3 da Sony.