Dave McCarthy, responsável pelas operações na divisão Xbox da Microsoft, disse que as reações dos estúdios e programadores ao Project Scorpio têm sido muito boas. O novo console da Microsoft, que chega no final de 2017, e o PlayStation 4 Neo
da Sony têm levantado preocupações entre estúdios e consumidores quanto
às dificuldades em suportar mais dois consoles, mas de acordo com McCarthy, as reações são favoráveis.
McCarthy diz que a opinião dos consumidores e dos estúdios sobre o Xbox
One influenciou a abordagem ao Xbox One e ao Project Scorpio e eles estão
dedicados para que seja "uma experiência ininterrupta ao transitar entre
este ecossistema de aparelhos, incluindo o máximo possível o Windows
10. Estamos aprendendo e melhorando nesse espaço com regularidade." O homem da Xbox acredita que o Scorpio vai eliminar as barreiras de
gerações tradicionais no consoles e relembrou mais uma vez que será
possível jogar os jogos do Xbox One no Scorpio e até no PC, em alguns
casos.
"Esse termo de atualização desapareceu. Enquanto jogador, isso é ótimo. Sei que os jogos que compro e jogo hoje e os controles que uso hoje
funcionarão na máquina de amanhã. É essa a grande mudança." McCarthy também reforçou no que futuro serão os estúdios a decidir
como querem tirar melhor partido do novo console. "Os estúdios vão
sempre querer aderir a capacidades e aparelhos específicos. Dar aos
nossos programadores alguma escolha no que escolhem avaliar é a chave
para toda a filosofia de seguir em frente. Eles responderam bem quando
compartilhamos nossos planos com eles." Várias vozes, como Todd Howard da Bethesda ou Patrick Soderlund da
Electronic Arts, elogiaram a chegada de consoles mais poderosos e outros
já disseram até que será como desenvolver um jogo para o PC, onde serão
escolhidas as definições gráficas de acordo com o console alvo.