O PlayStation 4 Pro é uma boa máquina com boas especificações,
disse Albert Penello, Diretor de gestão de produto e planejamento no
Xbox, mas a GPU com 4.2 teraflops “não é suficiente para fazer 4K
verdadeiro”. Em declarações ao site Eurogamer.net, Penello explicou que a
Microsoft tinha escolhido a GPU com 6 TFLOP para o Xbox Scorpio para
“fornecer jogos com a qualidade do Xbox One em 4K”, e ter “menos asteriscos
à volta das experiências 4K” do que a Sony.
“Acho que há muitas ressalvas que a Sony está dando aos clientes agora sobre o 4K,” disse. “Estão falando sobre checkerboard rendering e up-scaling
e termos como esses. Há muitos asteriscos no seu marketing à volta do
4K, o que é interessante porque quando pensamos sobre as especificações
que queríamos no Scorpio, fomos muito claros que queríamos que os
programadores pegassem nos seus motores do Xbox One e fizessem render em um 4K
nativo e verdadeiro. Foi por isso que escolhemos o número, é
por isso que temos a largura de banda de memória que temos, é por isso
que temos os teraflops que temos, porque foi isso que ouvimos os
criadores de jogos dizerem que era necessário para alcançar um 4K nativo.”
“Agora,
parecido com o que a Sony disse, isso não significa que vou exigir aos
criadores para fazer isto,” continuou. “Eles poderão pegar naqueles seis
teraflops e fazerem o que pensarem ser melhor para o seu jogo. Mas
eu sei que 4.2 teraflops não são suficientes para fazer um 4K verdadeiro.
Portanto, sinto que o nosso produto aspira a algo um pouco mais alto, e
teremos menos asteriscos à volta das experiências 4K que entregamos na
nossa caixa.” Enquanto alguns jogos rodarão com uma resolução
4K nativa no PS4 Pro (incluindo The Last of Us Remastered e The Elder
Scrolls Online), a maioria será melhorada com uma tecnologia chamada
“checkboard rendering”. Segundo relatos em primeira mão, a técnica é
impressionante, mas menos vibrante que uma saída com um 4K nativo.
O PS4 Pro inclui uma GPU com 4.2 TFLOPs e uma CPU melhorada, e chegará ao
mercado em Novembro. O Xbox Scorpio, que deverá chegar no final de 2017,
incluirá uma GPU com 6 TFLOPs e uma banda de memória melhorada. Penello
também sugere que teremos um leitor de Blu-ray 4K, algo que não marcará
presença no PS4 Pro.