Game Informer: Metro Exodus não é um jogo em mundo aberto !!

Embora no momento exista uma tendência para se criar jogos de mundo aberto, Metro Exodus não vai seguir por esse caminho. Os novos detalhes revelados pela revista Game Informer adiantam que, apesar de o jogo ter áreas mais abertas, já que pela primeira vez o jogo se passará fora das linhas de metro de Moscovo, ele não é um jogo em mundo aberto.


Fora das linhas de Metro, Artyom encontrará espaços maiores e novas facções. O jogo será composto por "grandes níveis em sandbox" com missões de história e atividades secundárias. No entanto, assim que avançarem de uma área para a outra, os jogadores não poderão voltar atrás.  A 4A Games diz que mesmo assim as áreas serão muito maiores do que nos jogos anteriores da série.

Por exemplo, a maior área em Metro: Last Light tinha 200 x 100 metros. As áreas de Metro Exodus vão até dois quilômetros quadrados. As sidequests de cada área poderão ser encontradas ao ler notas espalhadas pelo mundo, ao conversar com personagens ou ouvindo diálogos. Também sabemos agora que poderemos dirigir veículos e que a história se prolonga durante mais de um ano.