A Sony revelou hoje oficialmente os primeiros detalhes do PlayStation 5, graças a uma longa entrevista dada por Mark Cerny, a revista Wired. Sem nunca chamar o console de PlayStation 5, e chamando
a plataforma de “o console que vai substituir o PlayStation 4”, Mark Cerny
confirmou que a nova plataforma será parcialmente baseada na
arquitetura do console atual, o que significa que ele será retrocompatível
com o PlayStation 4.
Outro detalhe confirmado é que, ao contrário do Xbox
One S All-Digital, o console não rodará só jogos em formato digital, ou seja, os jogadores poderão
continuar a comprar seus jogos em formato físico. Cerny descreveu o período de transição entre o PS4 e o seu sucessor, “gentil” e confirmando que de fato existirão alguns jogos serão lançados nos dois consoles.
O novo PlayStation terá um chip da AMD com uma CPU baseada
no Ryzen de terceira geração. Esse processador terá oito núcleos e essa
força de processamento permitirá que os jogos possam ser exibidos em uma
resolução 8K se obviamente os jogadores tiverem uma televisão compatível. O chip gráfico será baseado em uma versão
personalizada da linha Navi da Radeon e compatível com o Ray-Tracing. Sobre o som, Mark Cerny confirmou que será possível Áudio 3D e que essa
funcionalidade é uma peça fundamental para a imersão dos jogadores.
"Como jogador, tem sido um pouco frustrante que o áudio não tenha
mudado tanto do PlayStation 3 para o PlayStation 4. Com o novo console, o
sonho é demonstrar o quanto dramaticamente diferente a experiência de
áudio pode ser quando aplicamos uma quantidade significativa de poder
para isso."
Mas o mais interessante é o fato do novo PlayStation chegar
ao mercado equipado com um disco SSD, que permite leituras muito mais rápidas, e isso deverá ajudar a melhorar os
tempos de loading e de carregamento dos conteúdos que estiverem
instalados. Segundo dito
por Mark Cerny, o novo PlayStation foi pensado para ser um console poderoso, capaz
de oferecer uma fidelidade gráfica inigualável e capaz de
lidar com o crescente tamanho dos arquivos dos jogos.
Para dar um exemplo de o quanto mais rápido será o
carregamento, Mark Cerny usou Spider-Man como exemplo. Mark Cerny pressiona um botão no cotrole, iniciando uma tela de fast-travel. Quando volta a aparecer em um local
completamente diferente de Manhattan, passaram 15 segundos”.
“Logo depois, ele fez a mesma coisa em um kit de desenvolvimento da
nova geração ligado a uma televisão diferente, o que demorou 15
segundos no PS4, demorou agora menos de um: 0.8 segundos, para ser exato”. Isto
permitirá aos jogadores começarem a ter uma ideia de como o
novo console vai influenciar a forma como os jogadores desfrutam dos jogos.
Mark Cerny também usou Spider-Man para demonstrar como o SSD permitirá que o
mundo seja gerado muito mais depressa no novo console, e até a velocidade
com que o personagem se move pelo mundo poderá ser aumentada. "Não importa o quanto você fique poderoso como o Spider-Man, você nunca
conseguirá ser mais rápido do que isso porque é, simplesmente, o mais
rápido que conseguimos ler os dados do disco rígido."
Na entrevista Mark Cerny não falou sobre serviços, jogos, preço ou data de lançamento, mas sugeriu que o novo PlayStation chegará em 2020.
Na entrevista Mark Cerny não falou sobre serviços, jogos, preço ou data de lançamento, mas sugeriu que o novo PlayStation chegará em 2020.