Tom Payne e os Discos de Desenvolvimento do Sonic 2 - Matéria do site MEGABITES !!

Durante décadas, os rumores e lendas em torno da criação de Sonic the Hedgehog 2 fascinaram os fãs do Ouriço azul da Sega. De zonas famosamente deletadas como Hidden Palace, Genocide City e Dust Hill, até coisas descartadas e revelações de viagem no tempo, o desenvolvimento inicial de Sonic 2 e as versões e protótipos beta descobertas por "arqueólogos digitais", codificadores e fãs de todas as coisas relacionadas ao Sonic. Até o momento, um total de nove protótipos do Sonic 2 estão no domínio público, cada um deles uma visão fascinante do processo de desenvolvimento do jogo. Incrivelmente, o mais recente desses betas foi descoberto em fevereiro de 2019.


Além dos protótipos, os fãs do Sonic se divertiram com as descobertas da artes conceituais e com a percepção dos desenvolvedores do já extinto Instituto Técnico da Sega (STI). Nomes como Craig Stitt, Hirokasu Yasuhara e Yuji Naka compartilharam histórias valiosas que aconteceram por trás das portas do quartel-general da Sega na Califórnia, por volta de 1992.

Em uma entrevista em 2004, e mais tarde em 2009, Tom Payne, um artista que trabalhou em Sonic 2, compartilhou informações sobre as zonas e inimigos excluídos do jogo - detalhes que só podem ser descritos como revelação. "Você deveria começar a babar agora", explicou Tom em 2009, ao falar do seu tesouro, uma "caixa antiga com todo o meu material sobre Sonic nela". O que se seguiu foi a revelação de um disquete com o título "Sonic Enemies". Partes do conteúdo do disco foram compartilhadas online pelo arquivista Sonic IceKnight. Em seu site, SonicDatabase.com, Iceknight compartilhou as artes e a digitalização original diretamente da bancada de trabalho da Sega de Tom Payne. Pela primeira vez, os badniks deletados Gator, Dinosaur e Snail foram revelados ao mundo em sua forma bruta. Mas o que aconteceu com o conteúdo restante da caixa de Tom?


O conteúdo completo da caixa permaneceu um completo mistério até um encontro casual em uma venda de garagem na Califórnia em meados de Abril de 2019 entre Jason Moorhouse (dono da loja de videogames retrô da Califórnia, Nostalgia Alley) e ninguém menos do que Tom Payne. O que se segue é uma fascinante visita ao disco "Sonic Enemies" e muitas outras raridades. Jason começa com a forma como ele conheceu Tom Payne:

Jason: Atualmente moro em Santa Rosa, na Califórnia, e sempre gostei de ir às vendas de garagem. Na última venda do dia em que fui, conheci Tom e, depois de conversar, ele me contou como trabalhou para a Sega e a LucasArts nos anos 90. Naturalmente, eu perguntei se ele tinha alguma coisa e ele disse que tinha uma caixa de coisas na garagem, mas teria que desenterrá-la. Mais tarde naquele dia eu recebi uma mensagem de texto dizendo que ele encontrou a caixa então eu fui até lá.

Megabites: Incrível! O que exatamente Tom te deu?

Jason: Ele tinha uma pequena caixa de coisas de seus dias na Sega e na LucasArts, incluindo especificações de design em papel, designs de personagens, disquetes com labels que diziam "B-Bomb" e "Sonic Enemies", entre outros. CDs do jogo 'Yoda Stories', um protótipo para SNES de 'Big Sky Trooper', alguns prêmios que ele recebeu na Sega, jaquetas de funcionários e alfinetes de lapela. Ele me deu alguns desses itens, incluindo todos os disquetes, o protótipo "Big Sky Trooper", CD-Rs Yoda Stories e um dos prêmios de seu trabalho em "Sonic Spinball".







 Jason: Depois de conversar com Tom, ele não tinha certeza se queria se separar das suas coisas, mas quando soube que eu poderia obter as informações que estavam nos discos ele decidiu fazer isso.

Megabites: Vammos começar com os disquetes, o que você conseguiu salvar?

Jason: Juntamente com a ajuda de Frank Cifaldi (da Video Game History Foundation), Bob Morgan e Jessie Perez, conseguimos converter os arquivos em imagens e textos que podem ser lidos. Entre as nossas descobertas, vimos algumas coisas empolgantes de se ver: designs de personagens não utilizados em Sonic 2 e um jogo inédito do Genesis chamado "Spinny and Spike contra o Nightmare King". Toda a informação poderá ser vista nesse post.

‘Sonic 2’ Disks/Docs

‘Spinny & Spike vs the Nightmare King’ Disks (Unreleased Sega Mega Drive/Genesis Game)
‘B-Bomb’ Disks (Unreleased Sega Mega Drive/Genesis game)

FONTE: MEGABITES