Sony revela vários detalhes do PlayStation 5; Console chega no final de 2020 !!

O PlayStation 5 chegará ao mercado no final de 2020, segundo foi confirmado pela Sony em uma mensagem publicada no PlayStation Blog europeu. Jim Ryan, Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, confirmou que o novo console vai mesmo se chamar PlayStation 5, e revelou mais alguns detalhes adicionais sobre o console em uma entrevista concedida à review Wired.

https://thumbs.videogamer.com/70iMheUXqq61L0-CFyo-rtaZDtg=/640x360/smart/https://s.videogamer.com/meta/7f6b/a0f36fab-4033-43a8-8505-a853846a9a27_PS5.jpg

O disco SSD vai reduzir, e muito, os tempos de carregamento. A velocidade de leitura é muito mais mais rápida do que um disco rígido tradicional, permitindo que os jogos físicos possam usar até 100GB nos discos. Além disso, o drive funcionará também como um leitor de discos Blu-ray em 4K. O PlayStation 5 vai ter uma nova abordagem em relação a instalação dos jogos. Por exemplo, o modo multiplayer de um jogo pode ser instalado separadamente, deixando o modo single para depois. Na prática, isto permitirá aos jogadores darem prioridade ao que querem jogar primeiro.

Outra novidade revelada por Ryan está relacionado ao controle do PS5. Sabemos agora que os gatilhos serão adaptáveis. Ou seja, a resistência dos botões sentida pelos jogadores vai variar para imitar o que está acontecendo no jogo. Além disso, os controles irá se ajustar ao jogo, por exemplo, para que seja diferente pegar em uma caçadeira, em uma metralhadora ou em um arco e flecha. O novo controle sem fios, também poderá ser jogado ligado por fios, sendo confirmado que usará um cabo USB-C para ser carregado. Marco Thrush, presidente da Bluepoint Games, revelou que a produtora está trabalhando em um jogo que vai tirar partido das melhorias tecnológicas do novo hardware.

“O SSD me deixou muito entusiasmado. Podemos deixar de precisar de fazer truques na jogabilidade para abrandar os jogadores artificialmente - prendê-los atrás de portas fechadas, coisas assim. No tempo dos cartuchos, os jogos costumavam carregar instantaneamente, estamos voltando ao que os consoles costumavam ser,” comentou Thrush junto da Wired.

Este anúncio oficial significa que o PlayStation 5 vai chegar no mercado juntamente com o Xbox Scarlett. o Scarlett vai chegar com retrocompatibilidade e com jogabilidade cross-gen, e será quatro vezes mais poderoso que o Xbox One X. Halo Infinite chegará ao mercado junto com o novo Xbox, porém, é o único título confirmado. Do lado da Sony, a Bluepoint Games e a Square Enix são as únicas produtoras que já estão trabalhando em jogos para o PlayStation 5. Recentemente, uma patente para algo descrito como “PlayStation Assist” foi vista e, ainda que o novo controle tenha um microfone incorporado, Mark Cerny não revelou grandes detalhes sobre essa particularidade no hardware.