Phil Spencer: "O novo Xbox e o PS5 vão trabalhar em conjunto para tonificar a indústria" !!

Phil Spencer acredita que há oportunidades para competição e colaboração entre o novo Xbox e o PlayStation 5, graças às especificações tecnológicas dos dois consoles (via Game Rant).


O Xbox que fará parte da família conhecida como Xbox Series X e o PlayStation 5 trarão um novo hardware para oferecer melhores experiências. A Microsoft vai incluir um processador personalizado da AMD com arquitetura Zen 2 e Navi, o que lhe dará ao console um poder que deve ser o dobro do Xbox One X .

O novo console será retrocompatível com o software e o hardware atual, oferecendo assim aos jogadores a oportunidade de continuarem a usar os acessórios que já compraram e a jogarem os jogos que já estão no mercado.

Já pelo lado da Sony, o PlayStation 5 vai trazer muitas novidades, oferecendo também áudio imersivo e gatilhos adaptáveis no novo controle. Alguns rumores indicam que o novo console terá retrocompatibilidade e um chip AMD Ryzen personalizado, que deverá ter poder para exibir resoluções até 8K e uma taxa de atualização de até 120Hz.

Ainda não são foram revelados todos os detalhes do novo hardware, mas até o momento não existem enormes diferenças entre os dois consoles. E, na prática, isto pode significar que a competição entre os dois será bastante próxima. Contudo, Phil Spencer acalmou as expectativas sobre a disputa que começará ainda em 2020  em uma entrevista concedida ao site  PC Games Hardware.

“A possibilidade de fornecer informação diretamente a CPU e a GPU através do SSD vai permitir que os mundos de jogo criados não sejam apenas mais ricos, mas também contínuos. Não é apenas em termos de tempos de carregamento, mas também no mapeamento dos terrenos,” revelou Phil Spencer.

“Gosto que o Mark Cerny [arquiteto do PlayStation 5] e a sua equipe na Sony tenham também investido em um SSD para o PlayStation 5, os motores e as ferramentas podem implementar funções correspondentes. Juntos podemos assegurar uma maior base instalada - e os criadores vão fazer tudo o que for possível para dominar e suportar a programação destas capacidades,” afirmando que os dois consoles podem efetivamente fortalecer a indústria em conjunto.

Phil Spencer não aprofundou as suas considerações sobre o PlayStation 5, uma vez que não tem um kit de desenvolvimento do console da Sony. “Não acho que a nossa equipe de Minecraft tenha um. Mas será entusiasmante ver como a indústria vai se beneficiar do uso compreensivo de tais soluções,” declarou.

Minecraft é um jogo multiplataforma produzido pela Microsoft depois de ter comprado a Mojang. Este comentário sobre a equipe poderá sugerir que o popular jogo chegará ao novo console da Sony.

O novo Xbox e o PlayStation 5 estão a próximos de chegar ao mercado, possivelmente no último trimestre de 2020. Até lá, temos muitas novidades para serem reveladas, como as especificações de cada console e os jogos.