Confiram todas as novidades que foram reveladas sobre o Xbox Series X !!

A Microsoft revelou as especificações completas da Xbox Series X. No site de notícias do Xbox foram mostrados todos os detalhes do novo console, junto com um glossário caso os jogadores tenham dificuldade de compreender todos os termos tecnológicos. Confiram as especificações abaixo: 

  • CPU: 8x Zen 2 Núcleos a 3.8GHz (3.6GHz com SMT)
  • GPU: 12 TFLOPs, 52 CUs a 1.825GHz, Custom RDNA 2
  • Tamanho da Matriz: 360.45mm2
  • Processos: Melhorados com TSMC 7nm
  • Memória: 16GB GDDR6
  • Largura de banda da Memória: 10GB a 560GB/s, 6GB a 336GB/s
  • Armazenamento: 1TB de NVMe SSD Personalizado
  • Passagem I/O: 2.4GB/s (Bruto), 4.8GB/s (Comprimido)
  • Memória Expandível: 1TB em Cartão de Expansão
  • Memória Externa: Suporte para USB 3.2 HDD
  • Drive Ótica: Leitor de Blu-ray 4K UHD
  • Objetivo da Performance: 4K a 60fps - até 120fps
O Xbox Series X foi desenvolvida com três pilares em mente: “poder, velocidade e compatibilidade”. O processador AMD Zen 2 com oito núcleos personalizados e um GPU RDNA 2-class vão produzir o que a empresa espera serem gráficos deslumbrantes que simplesmente não são possíveis no Xbox One X. “Nós não acreditamos que essa geração será definida apenas pelos gráficos ou pela resolução,” disse a Microsoft. A empresa revelou também que o console terá hardware dedicado para o ray-tracing. Esse hardware será capaz de entregar o equivalente a 25 teraflops de poder, apesar de apenas ter uma unidade GPU de 12 teraflops. 

A equipe também estava ocupada a “desenvolver tecnologia completamente nova como o Dynamic Latency Input (DLI) assim como ajudar a dar forma à especificação HDMI 2.1 ao adicionar novas funcionalidades focadas nos jogos, como o suporte para 120hz, Variable Refresh Rate (VRR) and Auto Low Latency Mode (ALLM)”.Também se confirmou detalhes sobre funcionalidades que já tinham sido reveladas, como o Quick Resume. Essta funcionalidade armazena os estados dos jogos no HD SSD, não interrompendo os jogos entre as sessões.


“Um dos nossos testadores da equipe desligou o console durante uma semana, depois instalou uma atualização, e foi capaz de continuar de onde tinha parado sem ver uma única tela de loading”. Os jogadores que tiverem comprado Gears 5 vão receber uma atualização para o Xbox Series X sem pagar nada mais por isso. A Microsoft voltou a afirmar que não vai deixar para trás as gerações anteriores. A Microsoft também revelou um vídeo no qual mostra bem a melhoria nos loadings dos jogos. O jogo usado de exemplo foi State of Decay 2 e o tempo do loading inicial  tem uma diferença incrível. No Xbox One X, o loading inicial de State of Decay 2 demora 51 segundos, enquanto no Xbox Series X esse mesmo loading dura apenas 10 segundos.

“Os jogadores verão os benefícios do hardware melhorado do Xbox Series X para jogos retrocompatíveis, incluindo tempos de início e de carregamento melhorados, framerates mais estáveis, resoluções mais altas e qualidade de imagem melhorada". A equipe “continua melhorando ainda mais o catálogo de jogos existente quando elas rodam no Xbox Series X”. 

Com o Xbox Series X, a Microsoft irá permitir aos jogadores expandir a memória com uma solução que não inclui alterar o HD do console. Segundo revelado pelo site Digital Foundry, os jogadores poderão comprar cartões de 1TB oficiais da Microsoft para expandir o armazenamento do console. A Microsoft sabe que 1TB não será suficiente para o console e inseriu um formato proprietário para expandir o armazenamento da Xbox Series X. Através de uma porta na traseira do console, vocês poderão inserir cartões NVMe SSD personalizados, que vão funcionar como o disco SSD NVMe interno e altamente veloz.

https://d2skuhm0vrry40.cloudfront.net/2020/articles/2020-03-16-15-19/Xbox_Series_X_1TB_Expansion_Shot_01.jpg

O Xbox Series X ainda vai permitir usar HDs externos para guardar e rodar jogos do Xbox One, Xbox 360 e Xbox, via retrocompatibilidade, mas para rodar os jogos do Xbox Series X vocês precisarão fazer isso a partir do HD SSD interno ou de um desses novos cartões. Esses cartões vão permitir que você leve os seus jogos e se quiserem, poderás colocá-lo no Xbox Series X de um amigo e obter acesso imediato a esse jogo. É A VOLTA DO MEMORY CARD !!

E a Microsoft também revelou que o Xbox Series X continua agendado para o final de 2020. Mesmo perante os recentes desenvolvimentos em torno da pandemia COVID-19, que forçou o adiamento de eventos como a E3 2020, e apesar dos analistas acreditarem que os consoles serão mesmo adiadas, a Microsoft continua afirmando que o Series X chega para o Natal de 2020. No post que revela as especificações oficiais do Xbox Series X, a Microsoft disse que o console começará a estabelecer novos padrões de performance no final de 2020. 

"Quando for lançado nesse Natal, o Xbox Series X estabelecerá um novo padrão de performance, velocidade e compatibilidade, permitindo trazer com você os seus jogos existentes e jogar milhares de jogos de quatro gerações." Então, a Microsoft revelou que o seu plano atual ainda é lançar o console no final do ano e que a situação gerada pelo Cronavírus não afetará o lançamento do console.