Faleceu Masayuki Uemura, criador do NES e do SNES, aos 78 anos !!

O Criador original do NES e do SNES, Masayuki Uemura, faleceu aos 78 anos. O Famicom - o sistema que se tornaria o NES no Ocidente - foi ideia de Uemura, que ingressou na Nintendo como engenheiro da Sharp em 1972, em uma época em que estava explorando as possibilidades do entretenimento eletrônico. Uma de suas primeiras funções foi ajudar na localização dos jogos para a Light Gun da Nintendo. 
 
https://images.nintendolife.com/8620a8bd445f4/masayuki-uemura-large.large.jpg

Quando a Nintendo R&D2 foi criada, Uemura foi colocado no comando e ele foi fundamental no desenvolvimento dos sistemas 'Color TV-Game' da Nintendo - a primeira tentativa da empresa de entrar no reino dos videogames domésticos. Esses eram sistemas de jogos muito básicos, com títulos integrados relativamente grosseiros.
 
Uemura começou a trabalhar no Famicom em 1981, seguindo uma demanda do presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, para que criasse um dispositivo capaz de jogar jogos de arcade em uma TV, mas com jogos que usariam cartuchos intercambiáveis. As vendas combinadas do Famicom e de sua contraparte ocidental, o NES, totalizam 61,91 milhões de unidades - 20 milhões delas somente no Japão. A R&D2 não produziria apenas o Famicom, mas também seu sucessor igualmente amado, o SNES / Super Famicom. Ele também esteve envolvido com o desenvolvimento do Famicom Disk System e do Super Famicom Satellaview apenas para o Japão, bem como do icônico NES Zapper. 
 
https://i.gyazo.com/9f04f48dac811aac41727f6bda33fb32.jpg
 
Durante seu tempo na empresa, ele também atuou como produtor em vários títulos, incluindo Ice Climber , Clu Clu Land e uma trilogia de títulos esportivos: Futebol , Beisebol e Golfe. Uemura aposentou-se da Nintendo em 2004 e tornou-se professor na Universidade Ritsumeikan em Kyoto, e a organização deu a triste notícia de sua morte hoje. Em conversa com o site Nintendo Life em 2020, Uemura falou sobre um dos destaques de sua carreira:

"A melhor época de que me lembro foi quando concluímos o desenvolvimento do Famicom. Naquela época não sabíamos se ia ser popular ou não, mas o fato de conseguirmos finalizar o produto foi muito satisfatório. Essa foi a primeira missão; ter certeza de concluir o desenvolvimento do dispositivo e eu fiz isso, então fiquei muito feliz".

Obrigado pelas memórias maravilhosas de jogatinas que tive com o NES e o SNES com os amigos. Descanse em Paz.
 
Fonte: NintendoLife.

Nenhum comentário: