The Batman - Review SEM SPOILERS !!

Por Michael Scofielldd
 
Um dos personagens mais icônicos do universo das HQ's, Batman também fez história nos cinemas...em todos os sentidos. Desde a adaptação da série de TV nos anos 60, passando pela incrível reinvenção nas mãos do diretor Tim Burton, sobrevivendo aos desastres provocados por Joel Schumacher e, finalmente, encontrando o ápice sob o comando de Christopher Nolan, as aventuras do homem morcego nunca deixaram de atrair a atenção de milhões ao redor do mundo. Após o término da última trilogia, considerada, por muitos, insuperável, o futuro do herói da DC parecia indefinido
 https://i.gyazo.com/7aa820778b4b313fe7def49aba954454.jpg

Executivos da Warner seguiriam apostando no personagem, agora sob a interpretação de Ben Afleck e filmes dirigidos por Jack Snyder. No entanto, os fracos resultados de bilheteria com produções como Batman vs Superman e Liga da Justiça esfriaram o relacionamento. Afleck ainda chegou a ser cogitado para encarnar novamente o herói, agora em aventura solo. Alegando diferenças criativas com o estúdio, o ator abandona o projeto meses depois, abrindo espaço para a chegada de Matt Reeves que, assim como Tim Burton em 1989, nos apresenta à uma incrível reinvenção. The Batman passa uma borracha em tudo o que vimos até agora. Trata-se de uma ruptura ousada, inclusive, com os filmes dirigidos por Christhofer Nolan.

https://i.gyazo.com/df5a13600d125167ad3c97f9e44e054a.jpg

Robert Pattinson surpreende, encarna um convincente Bruce Wayne e um Batman muito mais violento e sombrio que seus antecessores. Surge também o que muitos sentiam falta nas produções do morcego: o Detetive! Ao contrário de grande parte de outros super heróis, Batman é humano. Sua força não está em super poderes, mas em um treinamento físico e uma inteligência fora do comum. A força descomunal já fora desenvolvida à exaustão em todos os filmes - e aqui também está presente. A inteligência, no entanto, pouco foi explorada. Matt Rives corrige esse desvio nos entregando um Batman que é, antes de tudo, um detetive absolutamente genial. Muitas sequências possuem clara inspiração em filmes noir e grandes produções de investigação dos anos 80 e 90.

https://i.gyazo.com/3b9961c958b107eb9b96b4d647332727.jpg

O cenário também é bem caprichado: Em uma ambientação densa, Gotham ganha ares ainda mais ameaçadores, criando ruas e becos inexplicavelmente claustrofóbicos. Os vilões, presentes aqui através do Pinguim, de Collin Farrell, Charada, de Paul Dano e Mulher Gato, de Zoë Kravitz parecem terem sidos criados para seus respectivos interpretes. Destaque para Collin Farrell que, mesmo interpretando um personagem incrivelmente diferente de todos os outros de sua carreira, entrega uma atuação digna - e até superior - à Danny DeVito em Batman - O Retorno, de 1992. A trilha sonora composta por Michael Giacchino não se preocupa em "comentar" todas as sequências, mas é presente de forma pontual e ajuda a criar um ambiente adequado à toda narrativa. Um trabalho que surge de forma quase que orgânica e conduz o espectador sem necessariamente guiá-lo.

Vale uma ressalva para o bom trabalho de divulgação da Warner. The Batman é repleto de surpresas que farão o espectador saltar das cadeiras e, felizmente, nada foi entregue pelos trailers. Uma realização muito acima do esperado e uma mudança completa em uma direção que deve agradar. Possivelmente, inicia-se uma nova leva de filmes do Batman. A julgar por esse primeiro exemplar, os fãs do herói tem muito a comemorar...e esperar!

2 comentários:

Unknown disse...

A melhor crítica que vi sobre o filme. Parabéns ao site e agora tenho que ver esse filme.

Daniel disse...

Eu acho que esse filme vai ser muito foda e adorei a critica, só discordo da parte do Joel que acho que fora Batman e Robin, Batman eternamente não foi tão ruim.
mas li tudo e assino em baixo,
valeu!