
Um novo relatório do Windows Central afirma que “os novos planos de hardware do Xbox começam com um conjunto de portáteis para jogos para o final deste ano, com consoles de última geração completos visando 2027” e que a Microsoft está trabalhando em um portátil “Project Keenan” em parceria com um OEM não identificado. O relatório gerou muitas manchetes sobre um portátil Xbox chegando em 2025, mas a realidade é um pouco mais complicada e relacionada ao trabalho da plataforma Xbox da Microsoft para competir com o SteamOS.
Fontes familiarizadas com os planos da Microsoft me disseram que os planos da plataforma Xbox da empresa para este ano e além estão centrados em um grande objetivo: a unificação do Windows e do Xbox. Jason Ronald , vice-presidente de dispositivos de jogos e ecossistema do Xbox, revelou ao The Verge em janeiro que a empresa está combinando "o melhor do Xbox e do Windows juntos" e que começaríamos a ver mudanças no final de 2025.
Eu entendo que o trabalho do Xbox que chegou às manchetes esta semana é, na verdade, chamado de Projeto Kennan , não Keenan. Disseram-me que Kennan é o codinome de um portátil que está sendo fabricado pela Asus, e é parte de um esforço maior da Microsoft para unificar o Windows e o Xbox em direção a uma biblioteca universal de jogos de Xbox e PC. Disseram-me que a Asus é uma das parceiras de lançamento para esses esforços, com um portátil da marca Xbox provavelmente estreando no final deste ano. Digo provável porque muito desse trabalho de plataforma ainda está em andamento, então até que a Microsoft anuncie oficialmente, os cronogramas podem mudar.
O dispositivo em si será alimentado pelo Windows por baixo, mas com uma interface que se assemelha mais ao que você encontraria em um Xbox. Eu não ficaria surpreso se a Microsoft tivesse algum tipo de programa de hardware certificado aqui, para que apenas dispositivos de terceiros aprovados pudessem rodar “o melhor do Xbox e do Windows”. Parte desse trabalho de plataforma tem o codinome Project Bayside, parte de uma estrutura Xbox UX que é projetada para garantir que haja uma interface de usuário Xbox comum em vários dispositivos para ajudar a combinar o Windows e o Xbox. Juntos, Kennan e Bayside representam parte do trabalho que Ronald estava sugerindo, abrindo os benefícios do Xbox para o ecossistema mais amplo do Windows.
A Microsoft também está trabalhando para combinar o Windows e o Xbox de uma forma que haja uma única loja de jogos e um caminho mais fácil para os desenvolvedores de jogos criarem títulos que abranjam dispositivos portáteis, hardware semelhante a consoles e plataformas de jogos para PC. A grande questão é se todas essas mudanças de plataforma desbloquearão a capacidade de jogar jogos do Xbox nesses novos PCs portáteis para jogos. A Microsoft tem muita experiência em executar emuladores para fazer os jogos originais do Xbox e Xbox 360 funcionarem no Xbox One e Xbox Series S/X, então se alguém pode trazer jogos do Xbox para o PC, é a Microsoft.
Os esforços da comunidade para fazer os jogos do Xbox One rodarem no PC estão fazendo um progresso sólido, com o XWineOne e o WinDurango trabalhando em camadas para traduzir chamadas de API do Xbox para as do Windows. É semelhante a alguns dos trabalhos que a Valve fez com o Proton para fazer os jogos do Windows rodarem no Linux. A maior parte do progresso da comunidade com jogos do Xbox One rodando no PC foi graças a um exploit do kernel para consoles Xbox One e Xbox Series que foi descoberto no ano passado. Esse exploit, que na verdade era uma falha no Windows, foi corrigido rapidamente pela Microsoft, mas era tarde demais para impedir que os entusiastas abandonassem os jogos do Xbox One para entender melhor como eles são diferentes de suas versões para PC.
Enquanto esperamos para ver se a comunidade pode criar uma solução completa para rodar jogos do Xbox no Windows, parece que a Microsoft está trabalhando em algo semelhante. A presidente do Xbox, Sarah Bond, criou uma nova equipe focada na preservação de jogos e compatibilidade futura no início de 2024, o que sugere que a Microsoft está trabalhando nos obstáculos de licenciamento para, de alguma forma, preservar as bibliotecas digitais existentes do Xbox para esta biblioteca universal de jogos do Xbox e PC.
É razoável supor que essas mudanças na plataforma Xbox também moldarão o futuro dos consoles Xbox. Eu escrevi no mês passado que “não acho que a Microsoft esteja embarcando em um projeto tão grande sem que essas mudanças de plataforma focadas em portáteis sejam a base para qualquer hardware Xbox que venha a seguir.” O Windows Central relata que a Microsoft está trabalhando em um "sucessor premium" para o Xbox Series X, juntamente com seu próprio Xbox portátil, que está provisoriamente programado para ser lançado em 2027. Espero que o próximo console Xbox da Microsoft seja muito mais parecido com um PC , então os projetos Kennan e Bayside provavelmente nos darão uma visão antecipada de como o Xbox de próxima geração tomará forma no lado do software, pelo menos.
Essas mudanças na plataforma Xbox também podem ajudar a afastar a ameaça do SteamOS. Eu escrevi ano passado que a Microsoft está agora em uma corrida de PCs portáteis para jogos , com a Valve permitindo que os fabricantes de dispositivos ofereçam o SteamOS em seus portáteis em vez do Windows. A Microsoft tem sido lenta para responder ao Steam Deck, particularmente em relação à melhoria da experiência do Windows em portáteis como o ROG Ally da Asus. A Valve abrindo o SteamOS no verão passado e então a Lenovo introduzindo seu próprio portátil com SteamOS em janeiro deve ter soado os alarmes dentro da Microsoft, porque se um OEM do Windows já foi tentado pelo SteamOS, então o que está impedindo mais deles de mudar?
Isso é particularmente relevante além do mercado emergente de portáteis também. A Valve está agora em uma posição muito melhor para tornar suas Steam Machines semelhantes a consoles uma realidade, graças ao sucesso do Steam Deck e seu trabalho com Proton. Se os OEMs se sentirem confortáveis com o SteamOS em seus portáteis, o próximo passo lógico é uma demanda pelo SteamOS em algo mais parecido com um PC em miniatura ou console de jogo.
A Microsoft já está lutando para competir com as vendas de hardware do PlayStation da Sony, mas se sua plataforma Xbox de próxima geração for capaz de rodar em hardware mais parecido com o de PC, ela poderia competir muito mais de perto. Também faria aqueles anúncios "este é um Xbox" fazerem muito mais sentido. No final das contas, é a execução da Microsoft que será importante. Eu já expus como acho que a Microsoft pode transformar PCs Windows em um Xbox , e tudo o que resta é ouvir da Microsoft sobre exatamente como ela vai unir as melhores partes do Windows e do Xbox.
Fonte: Tom Warren/The Verge
Nenhum comentário:
Postar um comentário