Desenvolvedores de Clair Obscur visitam a Square Enix para uma “troca de ideias criativas” !!

O RPG Clair Obscur: Expedition 33 é um dos grandes fenômenos de 2025. O jogo, que mistura combate por turnos com belos visuais e muita nostalgia da era de ouro dos JRPGs no PS1, surpreendeu o mercado e conquistou fãs que há anos sentem falta desse estilo mais clássico. E parece que até a Square Enix está de olho. Recentemente, os desenvolvedores do jogo foram convidados para uma visita especial ao escritório da empresa no Japão.
 
https://pbs.twimg.com/media/GwoR_sYakAAgw4k?format=jpg&name=small 

Segundo Naoki Hamaguchi, diretor de Final Fantasy VII Rebirth, os criadores de Clair Obscur - Guillaume Broche, Francois Meurisse, Tom Guillermin (da Sandfall Interactive) e Alexis Garavaryan (da Kepler Interactive) - foram recebidos para uma “rica troca de visões e ideias”. Ele publicou uma foto do encontro nas redes sociais, mostrando o grupo ao lado de um display do Cloud segurando sua lendária Buster Sword. Quem também marcou presença foi o veterano Yoshinori Kitase, produtor de longa data da série Final Fantasy.

Mas a visita ao Japão não parou por aí. A equipe também passou pela Kojima Productions, onde entregaram cópias autografadas do jogo para Hideo Kojima, diretor de Death Stranding 2.

Enquanto Final Fantasy tem apostado em mundos abertos e combate em tempo real, Clair Obscur chamou a atenção justamente por nadar contra a maré: além do sistema de batalhas por turnos com elementos de ritmo (como esquivas e bloqueios no tempo certo), o jogo também traz um mapa-múndi à moda antiga e uma direção artística impressionante. Os próprios desenvolvedores já deixaram claro que o projeto é uma carta de amor a clássicos como Chrono Trigger e Final Fantasy VIII - com homenagens explícitas logo na primeira hora de gameplay.

Esse estilo mais tradicional reacendeu o debate entre os fãs: será que a Square deveria voltar às raízes de Final Fantasy? Fóruns, TikTok e subreddits estão fervendo com comparações entre Clair Obscur e os títulos modernos da franquia. A discussão ganhou tanta força que até mesmo acionistas da Square Enix perguntaram, durante uma reunião recente, se o próximo Final Fantasy poderia voltar ao sistema de turnos. A resposta oficial? A empresa está “ciente” do sucesso de Clair Obscur, mas não vai discutir publicamente o design do próximo jogo.

Independentemente do que o futuro reserva, é animador ver estúdios diferentes se unindo para trocar experiências - e ideias. A grande questão agora é: o que a Square Enix pode aprender com a Sandfall? E, por outro lado, quais segredos e conselhos os veteranos de Final Fantasy compartilharam com essa nova geração de criadores apaixonados por RPGs?

Se depender dos fãs, essa troca só começou. E o melhor ainda está por vir.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem