Indústria dos Games Multiplataforma Está Funcionando, Diz Circana !!

A era dos exclusivos acabou? Segundo Mat Piscatella, chefe de análise da Circana (antiga NPD), sim, e faz tempo. Em entrevista ao podcast The Game Business Show, Piscatella afirmou que o mercado já está “muito além” da fase onde os jogadores trocam de console por causa de um ou outro jogo exclusivo.
 
https://i.gyazo.com/4065384bea12828c52a56c55aa9bc76b.webp 

O assunto veio à tona após a divulgação dos novos dados de mercado nos EUA, destacando o sucesso multiplataforma de jogos como Forza Horizon 5 e Stellar Blade.


🚗 Forza Horizon 5 no PS5? Sim, e está arrebentando

Lançado originalmente em 2021 para Xbox e PC, Forza Horizon 5 chegou ao PlayStation 5 em abril de 2025 - e a estratégia deu super certo.

O game ficou em 3º lugar nas vendas de maio nos EUA e manteve o ritmo em junho, alcançando o 6º lugar. Hoje, já é o 11º jogo mais vendido do ano no país e também um dos mais vendidos no PS5 em 2025. Quem diria?


👊 Stellar Blade foi de exclusivo a fenômeno no PC

Já o caso de Stellar Blade é outro bom exemplo: lançado originalmente como exclusivo do PS5 em 2024, o jogo chegou ao PC em junho deste ano e saltou do 185º lugar em maio para o 5º lugar nas vendas de junho nos EUA.

Segundo Piscatella:

“Todo mês aparece um jogo que sumiu por um tempo, e a gente se pergunta: como isso aconteceu? Simples: ele foi lançado em outra plataforma.”


🕹️ O jogador de hoje não troca mais de console por exclusivo

Para Piscatella, o modelo de exclusividade está cada vez mais ultrapassado:

“Quem compra hardware hoje em dia, faz isso por causa do ecossistema - amigos, conquistas, biblioteca. Você não vai convencer alguém a mudar de console só por um exclusivo. Esse tempo já passou.”

A ideia agora é clara: levar o conteúdo até onde os jogadores estão, não o contrário. E, segundo ele, é isso que todo mundo está fazendo - menos a Nintendo, que sempre segue sua própria lógica.

Mas até a Big N, indiretamente, vem expandindo: jogos como Pokémon Champions e Pokémon Friends também estão chegando no mobile, além do Switch.


🔄 O futuro é multiplataforma

Em um mercado onde os 10 principais jogos como serviço dominam metade do tempo de jogo mensal, segundo dados da Circana, todo o resto precisa lutar pela atenção dos jogadores. Levar os jogos para mais plataformas é, na visão de Piscatella, a única forma de sobreviver e crescer.

“Forza estar tão forte assim no PS5 é um ótimo sinal. Se o próximo título sair já no lançamento para várias plataformas, vai ser ainda maior.”


🔜 E vem mais por aí...

A Microsoft deve anunciar novos ports para PS5 e Nintendo Switch 2 nas próximas semanas, ampliando ainda mais essa estratégia. Do outro lado, a Sony vai lançar Helldivers 2 para Xbox em agosto.

O cenário está claro: os exclusivos estão virando exceção, e o mercado está cada vez mais multiplataforma. E, pelo jeito, isso está funcionando MUITO bem.

Comentários