
No dia 5 de setembro de 2025, a Big N confirmou que seu estoque de peças para o portátil 2DS XL se esgotou por completo, impossibilitando novos reparos. O mesmo vale para o Famicom Mini e o Super Famicom Mini, versões em miniatura dos consoles clássicos lançadas em 2016 e 2017.
Isso significa que a Nintendo já não aceita mais os dispositivos para manutenção, colocando oficialmente esses produtos na lista de serviços de reparo encerrados.
Em 24 de setembro de 2024, a Nintendo havia alertado que os reparos seriam encerrados “quando as peças acabassem”. Agora, com a confirmação, os fãs que ainda tinham esperança de mandar seus portáteis ou minis para assistência ficam sem essa opção oficial.
Esse movimento já é padrão da empresa: no ano passado, a Nintendo também encerrou os reparos do Wii U, pelo mesmo motivo - falta de componentes.
Por enquanto, a decisão vale apenas para o mercado japonês. A Nintendo não se pronunciou sobre o Ocidente, mas o histórico indica que é só uma questão de tempo até o mesmo acontecer fora do Japão.
O 2DS XL foi um dos últimos representantes da família 3DS, trazendo uma alternativa mais acessível e leve ao portátil que marcou uma geração. Já os Famicom e Super Famicom Mini se tornaram itens de coleção obrigatórios para os fãs de retro gaming, trazendo clássicos como Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the Past e Donkey Kong.
Com o fim dos reparos, esses aparelhos passam a ser ainda mais valiosos - especialmente para colecionadores que prezam por manter seus consoles funcionando oficialmente.
Comentários