O governo do México deu mais um passo em direção à criação de um imposto específico para jogos considerados violentos. Nesta sexta-feira, a Câmara dos Deputados mexicana aprovou um pacote financeiro que inclui uma taxa de 8% sobre videogames classificados como violentos.
De acordo com a proposta, o imposto se aplicaria aos títulos com classificação “C” e “D” dentro do Sistema Mexicano de Equivalências de Classificação de Conteúdo de Videogames. Traduzindo para o padrão da ESRB, isso significa jogos para maiores de 18 anos e “apenas para adultos”, respectivamente.
Quando a ideia foi apresentada em setembro, o argumento do governo era de que “estudos recentes encontraram uma relação entre o uso de jogos violentos e níveis mais altos de agressividade entre adolescentes, além de efeitos sociais e psicológicos negativos, como isolamento e ansiedade”. Nenhum desses estudos, porém, foi citado na proposta.
A nova taxa se aplicaria tanto a jogos físicos quanto digitais - e, no caso dos free-to-play, o imposto recairia sobre microtransações e compras dentro do jogo.
O projeto ainda não virou lei, já que agora segue para análise no Senado mexicano. Se aprovado, franquias populares como Grand Theft Auto e Mortal Kombat poderão ser diretamente afetadas pelo novo imposto.
E você? O que acha dessa ideia de taxar jogos violentos?
Postar um comentário