Microsoft vai transferir fabricação dos dispositivos Surface para fora da China !!

A Microsoft está se preparando para mover a fabricação dos seus dispositivos Surface e servidores de data center para fora da China, segundo uma reportagem do Nikkei. A mudança deve começar a partir de 2026, marcando mais um capítulo no esforço das grandes empresas de tecnologia para reduzir a dependência da cadeia de produção chinesa.

https://platform.theverge.com/wp-content/uploads/sites/2/2025/05/257745_Surface_Pro_AKrales_0187.jpg?quality=90&strip=all&crop=0%2C0%2C100%2C100&w=750 

De acordo com a publicação, o plano inclui transferir a produção de componentes, peças e montagem final de futuros modelos de Surface e de servidores da empresa. A Microsoft já teria deslocado parte da fabricação de seus servidores para fora do país e, agora, estaria trabalhando para produzir mais consoles Xbox em outras regiões.

Essa movimentação acontece em meio ao aumento das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China. Recentemente, o Presidente Donald Trump ameaçou impor uma tarifa adicional de 100% sobre produtos chineses, além de novas restrições à exportação de software. As duas nações também começaram a cobrar novas taxas portuárias uma da outra, poucos dias após Pequim endurecer as regras de exportação de terras raras - minerais essenciais para a fabricação de componentes eletrônicos.

A Microsoft não é a única empresa a tomar medidas desse tipo. A Apple, por exemplo, também está expandindo suas operações fora da China e pretende fabricar novos produtos no Vietnã, incluindo um hub doméstico inteligente, câmeras de segurança internas e até um robô de mesa avançado.

O movimento indica uma mudança estratégica global: grandes companhias de tecnologia buscam proteger suas cadeias produtivas e evitar riscos geopolíticos, garantindo maior estabilidade e controle sobre seus negócios.

Comentários