Mike Ybarra detona estratégia da Microsoft: “Só um idiota continuaria fazendo consoles quando os jogos serão third-party” !!
O ex-presidente da Blizzard e ex-executivo da Microsoft, Mike Ybarra, fez duras críticas à atual estratégia da divisão Xbox. Segundo ele, insistir em fabricar consoles enquanto os jogos da marca estão se tornando multiplataforma é “coisa de idiota”.
As declarações surgiram após o lançamento global dos novos ROG Ally com a marca Xbox, o que muitos fãs interpretaram como mais um passo na transição da Microsoft para um ecossistema voltado ao Windows e não mais a um console tradicional.
Apesar de a empresa afirmar que ainda está “100% comprometida com o futuro do Xbox”, inclusive já desenvolvendo o próximo hardware da linha, Ybarra não comprou o discurso. Em um post no X (antigo Twitter), ele questionou diretamente a falta de direção da marca:
“Faz sentido, já que eles saíram do negócio de hardware e de jogos exclusivos. Só um idiota continuaria fazendo consoles quando todos os jogos estão indo (ou vão) para outras plataformas.”
Ybarra também criticou o uso do Windows nos novos dispositivos, dizendo que o sistema está longe de oferecer a experiência simples e fluida que se espera de um console, e que isso pode até incentivar a pirataria.
O ex-executivo afirmou que, se a Microsoft quer mesmo ser uma publicadora multiplataforma, deveria assumir de vez essa identidade e abandonar de vez a ideia de disputar espaço como fabricante de consoles.
“Eles precisam ter uma estratégia clara, arrancar o curativo de uma vez e focar na execução. Caso contrário, será uma morte por mil agulhas.”
Essa não é a primeira vez que Ybarra critica abertamente o Xbox. No mês passado, ele já havia dito que o mercado de consoles “só é um bom negócio se for feito da forma certa”, e chegou a responder um fã chamando o Xbox de “console morto”.
Ainda assim, a Microsoft garante que não vai abandonar o hardware. O chefe da divisão já confirmou que novos dispositivos Xbox estão em desenvolvimento, embora sem detalhes sobre o que esperar deles.
E você, o que acha? O Xbox ainda tem futuro como console - ou a marca deve seguir de vez o caminho dos jogos multiplataforma?
Comentários