72% dos desenvolvedores acreditam que a Steam tem um monopólio no mercado de jogos para PC, diz estudo !!
Um novo relatório divulgado pela plataforma de distribuição Rokky, intitulado “The State of PC Game Distribution”, revelou algo que muita gente da indústria já suspeitava: a Steam domina de forma quase absoluta o mercado de jogos para PC.
Segundo a pesquisa - conduzida pela Atomik Research entre 18 e 22 de maio de 2025 - 72% dos desenvolvedores acreditam que a Steam exerce um monopólio no mercado de distribuição de jogos de PC, enquanto mais da metade afirma depender demais da plataforma para vender seus títulos.
O estudo, que entrevistou 306 executivos do setor no Reino Unido e nos Estados Unidos (75% deles em cargos de alta gestão), mostrou que para a maioria dos estúdios, mais de 75% da receita vem diretamente da Steam.
Ainda assim, o relatório aponta uma leve diversificação recente. Cerca de 48% dos desenvolvedores afirmaram já ter distribuído jogos também na Epic Games Store e na loja de PC da Xbox, enquanto 10% usaram o GOG e 8% lançaram games no Itch.io.
A Rokky observa, porém, que a amostra foi “dominada por empresas maiores”, o que explica o uso mais frequente de lojas mainstream como a Epic - enquanto o Itch.io tende a ser mais popular entre estúdios independentes menores.
Mesmo em tempos de lojas digitais, 32% dos desenvolvedores ainda lançam parte dos seus jogos em mídia física - seja em discos, cartuchos ou nos tradicionais “keys-in-boxes”.
Além disso, muitos também têm recorrido a marketplaces como G2A e Kinguin, ou a lojas digitais alternativas como Fanatical e Humble Bundle, elogiadas por sua facilidade de uso, controle de preços, suporte promocional e alcance internacional.
Cerca de 80% dos entrevistados afirmam que pretendem usar canais alternativos à Steam nos próximos cinco anos, e 75% esperam um aumento de pelo menos 10% na receita ao apostar em marketplaces e E-stores.
Mas nem tudo são flores: muitos desenvolvedores apontaram preocupações com o mercado cinza e com a perda de controle sobre seus jogos ao utilizar esses canais.
O estudo deixa claro: a Steam continua sendo a força dominante no PC, mas há um desejo crescente - e quase inevitável - de descentralizar esse poder. Resta saber se as alternativas conseguirão realmente competir com o império construído pela Valve.“Com o crescimento das E-stores e marketplaces, a distribuição de jogos para PC está mais variada e complexa do que nunca”, disse Vadim Andreev, cofundador e CEO da Rokky. “As oportunidades são muitas - mas também os desafios. Por isso criamos este relatório, para destacar as tendências que realmente importam.”
Comentários