Uma entrevista antiga de Shigeru Miyamoto voltou a circular na internet e revelou um comentário curioso do lendário criador da Super Mario Bros.. Na conversa publicada em 1989 na revista Gamer Handbook, recentemente traduzida pelo site Shmupulations, Miyamoto refletia sobre o crescimento dos videogames dentro do mundo do entretenimento.

Segundo ele, jogos fazem parte de uma categoria maior que chamou de entretenimento interativo, diferente de mídias passivas como filmes ou livros.
A comparação inusitada com pornografia
Durante a entrevista, Miyamoto comentou sobre a forma como alguns jogadores buscavam segredos cada vez mais extremos ou difíceis dentro dos jogos. Ele argumentou que essa busca por estímulos mais fortes lembrava o que acontece em outros tipos de entretenimento.
“É como quando as pessoas ficam entediadas e procuram estímulos cada vez mais fortes. Chegamos a um ponto em que, quando isso acontece, precisamos pensar em novas formas de usar o meio.”
Nesse contexto, ele comparou essa escalada de estímulos ao que ocorre na pornografia, onde o conteúdo também pode evoluir para algo mais exagerado ou grotesco com o tempo. A fala não era uma crítica direta aos jogadores, mas uma reflexão sobre como manter os jogos interessantes sem depender apenas de exageros ou choques.
Nintendo acabou encontrando novas formas de inovar
Nas décadas seguintes, a Nintendo continuou justamente explorando novas formas de interatividade. Alguns exemplos famosos incluem:
- o controle por movimento do Nintendo Wii
- o conceito híbrido do Nintendo Switch
Hoje, Miyamoto também está envolvido na expansão das franquias da empresa para outras mídias, incluindo cinema e parques temáticos. Um exemplo recente é o novo filme do universo Mario, The Super Mario Galaxy Movie, que terá um novo trailer revelado em um Nintendo Direct especial.
Clima SussuWorld 🕹️
Curiosamente, essa fala de Miyamoto continua extremamente atual. Nos anos 80, ele já percebia algo que hoje é comum na indústria:
- jogos tentando ser cada vez maiores
- segredos cada vez mais obscuros
- desafios cada vez mais extremos
Enquanto muitos estúdios foram pelo caminho do “mais e mais”, a Nintendo geralmente seguiu outra filosofia: mudar a forma de jogar. Talvez seja por isso que, quase 40 anos depois, o nome do Miyamoto ainda aparece em discussões sobre design de jogos bem feitos.
Postar um comentário