Vendas do PS5 despencam quase 60% nos EUA, mas Nintendo Switch 2 impulsiona mercado !!

O mercado de consoles nos Estados Unidos teve um mês de maio bastante movimentado. Enquanto a Nintendo Switch 2 continua registrando números impressionantes, a PlayStation 5 sofreu uma forte queda nas vendas, registrando seu pior desempenho para um mês de maio desde o lançamento do console.

https://i.gyazo.com/ef2870b57da338dc43dd5a31dfb7b807.jpg

Segundo os dados mais recentes de mercado, as vendas do PS5 despencaram 58% em unidades comercializadas em comparação com maio de 2025.

Switch 2 salva o mercado americano

Mesmo com a queda nas vendas de PlayStation e Xbox, o mercado de hardware cresceu. Os consumidores americanos gastaram US$ 249 milhões com consoles durante maio de 2026, um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado.

https://i.gyazo.com/733e15d87b3def9faa175dbc2f2d93c7.jpg

O principal responsável por esse crescimento foi o excelente desempenho do Nintendo Switch 2, que continua mantendo um ritmo de vendas bastante forte desde seu lançamento.

Nos primeiros 12 meses nas lojas, o novo console da Nintendo já alcançou 5,9 milhões de unidades vendidas nos Estados Unidos, tornando-se o segundo videogame que mais rapidamente atingiu essa marca na história do mercado americano, ficando atrás apenas do Game Boy Advance.

PlayStation e Xbox vivem momento complicado

Os números mostram que a Sony enfrentou um dos seus piores meses recentes no mercado americano.

Além da queda de 58% nas unidades vendidas, a receita gerada pelo PS5 caiu 43% em comparação ao mesmo período de 2025.

Já o Xbox também não escapou da desaceleração.

As vendas da família Xbox Series X|S diminuíram 12% em unidades e 7% em receita, registrando ainda o pior mês de maio da história da marca Xbox nos Estados Unidos.

Apesar disso, é importante destacar que maio de 2025 havia sido um período atípico, impulsionado por promoções e por um mercado diferente do atual, agora bastante influenciado pelo lançamento do Switch 2.

007 lidera entre os jogos

No ranking de softwares, 007: First Light estreou na liderança como o jogo mais vendido de maio nos Estados Unidos.

O Top 3 ficou assim:

  • 007: First Light
  • Forza Horizon 6
  • LEGO Batman: Legacy of the Dark Knight

Outros lançamentos que também apareceram entre os dez jogos mais vendidos do mês foram Subnautica 2 e Yoshi and the Mysterious Book.

Além disso, 007: First Light já ocupa a quarta posição entre os jogos mais vendidos de todo o ano de 2026 no mercado americano.

Clima SussuWorld 🎮

Os números chamam atenção, mas também precisam ser analisados com contexto. A queda do PS5 não significa necessariamente que o console entrou em crise. O ciclo de vida já está mais avançado e boa parte do público interessado já fez sua compra. Ao mesmo tempo, o lançamento do Switch 2 naturalmente desviou parte do interesse dos consumidores para a novidade da Nintendo.

O Xbox também continua enfrentando dificuldades em hardware, algo que a própria Microsoft vem tentando compensar com sua estratégia de expandir o ecossistema para PC, nuvem e outros dispositivos.

Enquanto isso, a Nintendo faz exatamente o que sabe fazer melhor: lançar um novo console e transformar o mercado inteiro ao seu redor.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem