Análise : Sonic's Ultimate Genesis Collection



É triste constatar que "Sonic's Ultimate Genesis Collection" é um dos melhores lançamentos da Sega dos últimos meses. Triste porque se trata de uma coletânea com cerca de 40 jogos do saudoso Mega Drive e o mais novo deles deve ter quase 15 anos de idade. Bons tempos aqueles para uma empresa que hoje parece ter se perdido.

Analisar este tipo de pacote é sempre complicado, pois lidamos com as memórias que temos de certos títulos e nem sempre há uma correspondência, causando inevitável decepção. A boa notícia é que a Sega conhecia o caminho das pedras na época e praticamente todos os games contidos aqui ainda se seguram bem hoje, com pouquíssimas exceções.

A seleção de títulos é excelente, contando com clássicos do calibre de "Kid Chameleon", "Decap Attack", "Vectorman", "Comix Zone", os principais "Sonic The Hedgehog", todos os "Streets of Rage", os "Shining Force", os "Golden Axe" e os "Phantasy Star" (o primeiro, de Master Syster, inicialmente está escondido). Há ainda alguns menos expressivos como "Flicky", "Fatal Labyrinth" e "Gain Ground", além de outros ocultos de outras plataformas, como "Fantasy Zone", "Alien Syndrome" e "Zaxxon".

Claro que tais coletâneas nunca são perfeitas e dúvidas baseadas em experiências pessoais começam a se impor: se colocaram "Shinobi III" na biblioteca, onde está "Shadow Dancer" ou "Revenge of Shinobi"? "Super Thunder Blade" ou "Congo Bongo" são realmente tão importantes assim?

Deixando tais perguntas de lado e explorando o que temos em mãos, vamos ao que interessa. Os games são emulações perfeitas, exibidas em aspectos originais com direito a uma moldura temática para preencher o restante da tela - caso não queria esticar tudo no monitor widescreen. Os gráficos não impressionam muito hoje em dia, mas ainda são bacanas e, vamos ser francos, ninguém deve estar realmente interessado nos aspectos visuais destes games para início de conversa. O que interessa é a diversão e aqui há de sobra.

Os controles são precisos como nos velhos tempos, com direito a instruções na tela e suporte para dois jogadores, de acordo com cada título. Até mesmo as velhas dicas e macetes da época são aceitos. O mais interessante é que, ao completar pequenos objetivos em determinados games, conseguirá habilitar extras escondidos - se você conseguir uma Chaos Emerald no primeiro "Sonic", por exemplo, irá desbloquear uma entrevista com Shun Nakamura, criador do personagem.

CONSIDERAÇÕES

"Sonic's Ultimate Genesis Collection" é uma excelente coletânea de jogos de Mega Drive, não só por contar com títulos excelentes, mas por trazer extras muito interessantes. A emulação é de qualidade e traz de volta a diversão sem compromisso do passado, com um interessante sistema de objetivos que habilita bônus e games escondidos, mantendo sempre o interesse dos jogadores. Se você já possui um Playstation 3 ou um Xbox 360 e curte os clássicos do velho console da Sega, sai mais barato do que comprar um aparelho da TecToy.

Fonte : UOL Jogos

COMENTEM !!

Nenhum comentário: