Análise : Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalker [Xbox 360]

by Wagner Araújo do site GoLuck

Depois de uma semana testando o jogo chega a hora de analisar a experiência e desde já adianto que foi uma semana bem divertida, o “novo” Magic consegue ser divertido para os veteranos e agradável aos novatos, porém se você chegou até aqui sem saber o que é Magic senta que lá vem história…

http://www.gamersglobal.com/files/imagecache/full_teaser/files/news_teaser/magic%20the%20gathering.jpg

Magic: The Gathering é um jogo de cartas colecionáveis criado em 1993 pelo matemático Richard Garfield e publicado pela Wizards of the Coast (a mesma do atual Dungeons & Dragons). Além da possibilidade de colecionar as cartas o Magic fundamenta-se no fator da disputa, onde cada jogador elabora seu baralho (também conhecido como grimório) para realizar disputas contra outros jogadores. Cada baralho possui uma seleção de magias e criaturas que devem ser usadas para em conjunto derrotar o “mago” oponente. Claro que essa explicação é bem simples e resumida, afinal depois de mais de uma década de novas cartas e estrategias lançadas os baralhos variam tanto que é impossível definir uma única estratégia para o jogo.

Para que as disputas fiquem equilibradas existem vários “tipos” de jogo ou modalidades, onde define-se quais conjuntos de cartas (expansões) podem ser usadas, assim como as cartas proibidas (banidas) e o número de cartas minimo para o baralho. Independente da modalidade as regras do jogo permanecem as mesmas, assim como o funcionamento dos efeitos das cartas.

magic-the-gathering-duels-of-the-planeswalkers-20090113031444284

Fiz questão de falar um pouquinho sobre o jogo para que a análise a seguir possa fazer referência direta ao jogo de mesa já que diferente de uma adaptação qualquer a ideia de Duels of the Planeswalkers é trazer para o console a mesma jogabilidade e as regras que se têm no jogo convencional.

Não é a primeira vez que a Wizards leva o Magic para o ambiente virtual, já em 97 os PCs recebiam Magic: The Gathering (é, simples assim) onde era possível explorar o plano de Shandalar (numa espécie de RPG) e disputar partidas contra os personagens do jogo. Houve ainda um patch para esse jogo que permitia disputas online entre os jogadores, lembro de tentar usá-lo na época, porém sem sucesso. O que mais chama a atenção para o jogo é a fidelidade com as regras e a possibilidade de editar o baralho e elaborar muitas estratégias, pena que o número de cartas era bem limitado, tornando o jogo extremamente defasado.

Ainda em 97 o Magic receberia adaptações para o Arcade e um RTS para PC, porém ambas versões usam apenas o universo do jogo e não seu formato.

Em 2001 chega aos consoles pela primeira vez com uma versão exclusiva para o Dreamcast no Japão e em 2003 um novo jogo baseado no universo de Magic é lançado para Pcs, Xbox e Playstation, porém sem bons resultados. Nesse meio tempo a Wizards lança o que então seria a versão definitiva para o Magic virtual, chega ao mercado em 2002 o Magic: The Gathering Online apresentando as expansões lançadas naquele ano e sendo atualizado sempre que novas cartas são lançadas. Além de permitir campeonatos oficiais e compra e venda de cartas entre os jogadores o Magic Online sagra-se como plataforma ideal para as disputas, fazendo com que muitos jogadores abandonassem as cartas de papel para seguir o hobby no mundo virtual.

Tela 2

Agora que já fizemos um pequeno tour pelo passado virtual do Magic vamos conversar sobre o seu presente, em Duel of the Planeswalkers temos não só o ambiente, mas também toda a mecânica de Magic, só que apresentada de uma forma bem amigável para os iniciantes, o que pode frustar um pouco os jogadores veteranos. De cara me decepcionei por não existir um modo para edição dos baralhos, deixando o jogo limitado aos baralhos iniciais e posteriormente aos que são desbloqueados no modo campanha.


A principio isso me chateou, mas então percebi que essa limitação faz parte do objetivo do jogo, tornar as partidas mais disputadas impossibilitando a construção de combos que possam desequilibrar o número limitado de cartas. Para não deixar o jogo sem nenhuma possibilidade de edição há um modo onde é possível acrescentar ou retirar cartas do baralho, mas apenas as que são desbloqueadas também no modo campanha (geralmente 17 novas para cada baralho).

No modo campanha é possível jogar sozinho ou em dupla no multipalyer local. Já na Live as disputas podem ocorrer entre até quatro jogadores no melhor estilo cada um por si, ou em duplas restritas também ao multiplayer local. Ainda há o modo challenge onde são apresentados desafios do tipo “vença nesse turno” onde um jogo em andamento é apresentado e você deve derrotar o oponente com as cartas que tem em mãos e na mesa, é muito divertido, porém as 8 situações disponibilizadas podem ser vencidas rapidamente, fica a esperança de que surjam novas no futuro.

Parra mim a grande diversão do jogo está no fator saudosista, já que faz tempo que não jogo Magic. Houve um tempo em que Camilo, Eduardo, Lucas e eu participávamos ativamente de torneios oficiais conseguindo boas qualificações e até mesmo vencendo alguns, nessa época o Camilo era conhecido como “El Diablo Selado” pela sua habilidade no formato Booster Draft, onde se recebe os pacotinhos de cartas lacrados e deve-se montar o baralho na hora usando as cartas que você tirar.

tela

O formato apresentado pelo Duels é muito promissor já que existe a possibilidade de download de conteúdo, possivelmente com novos baralhos e quem sabe modos de jogo. Acredito que um editor de decks não será disponibilizado, até mesmo para não gerar uma disputa com o já citado Magic Online. Duels é uma ótima experiência de jogo e uma porta de entrada para futuros jogadores que em busca de algo mais completo acabem migrando para o Magic Online ou para as disputas reais pelas mesas do Brasil e quem sabe do mundo.

E se é uma nota que você espera no final ela é 9.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a análise!!!
vou comprar uns microsoft points pra ter a versão completa!
abraços!

Anônimo disse...

Jogo basicamente para inciantes no magic