Review: Battlefield: Bad Company 2 - Vietnam DLC !!

15 doláres é o preço da expansão de BFBC2 do Vietnam. Bom, eu se fosse você, pagaria. Fiquei revoltado quando vi que a DICE não foi selecionada para concorrer - e vencer - o prêmio de estúdio do ano na VGA.

A empresa fez o espetacular Bad Company 2, o multiplayer de Medal of Honor, beta de Battlefield Play4Free e ainda está no trabalho para Battlefield 3, lembro-me de que algum tempo atrás a DICE informou que estavam fazendo 5 (!) jogos Battlefield. Além disso, o estúdio fez vários DLCs incluindo este, que pra mim, só perde para Undead Nightmare como melhor DLC do ano.


Este Review é de um DLC, mas francamente, é quase um jogo completo. Se Battlefield: Bad Company 2 Vietnam fosse um jogo apenas com multiplayer, seria um BAITA jogo. Este DLC tem 5 novos mapas, 6 novos veículos, 15 novas armas. Parece pouco? Não é. São mapas incrívelmente bem detalhados, é difícil encontrar um problema ou uma parte do mapa que esteja "mal feita". Estes mapas são literalmente para mostrar a potência da engine da DICE, a Frostbite.

O Vietnã é um ambiente muito florestoso, pois é incrível como a DICE dominou a floresta norte-Vietnamita, a vegetação está, para não dizer perfeita, excelente, a diferença entre uma vegetação rasteira, montanhosa e uma colheita é notável, e não árvores iguais em todos os lugares, o nível de detlhamento é incrível. Outro ponto da natureza em que a DICE tira uma nota boa é a água. Mais uma vez; a água é algo bem difícil de se fazer, poucos jogos como Uncharted mostram ela muito bem, na expansão do Vietnam eu francamente achei ela muito bem detalhada, mas o desafio das desenvolvedoras em fazer a água continua.

Sem dúvida o melhor desta expansão em termos de gráficos é o fogo. No mapa Hill 137 temos uma parte onde toda a vegetação foi consumida pelas chamas, a térra fica escura, você sente e vê as queimaduras da área, em certos lugares, vemos uma ou outra árvore pegando fogo, e é algo tão natural que impressiona. Uma das novas armas do jogo é o M2 Flamethrower. O famoso lança-chamas. As chamas que dele saem não parecem uma rajada de fogo controlada e sim algo devastador e descontrolado.


Em termos de Gameplay nada muda muito. O estilo da DICE está presente nesse DLC, mas os jogadores tem de adaptar-se ao fato de que toda aquela modernidade do jogo em si não aparece no Vietnam, as suas armas não estão equipadas com lança-granadas, shotguns embutidas ou nada assim. Nenhuma arma, fora as Snipers, está com mira óptica, sem Red Dot, 4x Scope, puramente a massa de mira. As Snipers estão com os scopes por motivos óbvios.

O fator 10 deste DLC é o áudio, como é de costume em jogos da DICE, o som de tiros, a diferença entre um 9mm e um calibre .45 é notável. Um rifle de maior potência é muito mais barulhento do que uma pequena sub-metralhadora, e o jogo deixa você entender isso no seu trabalho sonôro. O som ambiente também impressiona, árvores caindo e até a sua natação num rio podem ser incrívelmente realistas. Se tem algo que me impressiona, é quando há uma explosão enorme junto de mim e eu quase não a escuto porque as ondas sonoras, altíssimas, me deixam surdo por um tempo, e você só escuta aquele apito enquanto lentamente você ganha a audição de volta.

Veredito: São 15 dólares por um novo jogo multiplayer, extremamente bem detalhado, extremamente bem desenhado e extremamente um monte coisas que eu ia poder ficar um bom tempo digitando aqui. Com gráficos de arrebentar e sons de deixar o queixo caído, não posso dar outra nota senão

10/10
(Estou sem um editor de imagem pra fazer algo bonitinho desta vez, desculpem)

11 comentários:

nomad disse...

otima noticia

to esperndo a beta de Battlefield 3
pois tenho convite pra ele por 12 meses pra pc
agora e espera sair par ver se vale apenea conpra ele a versao conpleta

e isso pessual

valeu e

fui

Anônimo disse...

Realmente este DLC é excelente. Literalmente lhe entrega um jogo completamente novo.
Vale muito a pena pra qualquer fã de BC2.

Diego disse...

Francamente, o multiplayer de Medal of Honor nao pode ser pior. Muito ruim, lixo mesmo!

Bad Company 2 é o que vc falou: gráficos detalhados e som impecável. Mas, a jogabilidade fica muito a desejar quando voce a compara com o dinamismo de COD. Fora que os mapas multiplayers sao gigantes e abertos, um paraiso para campers. Nao gostei desse jogo e nao creio que compre outro FPS da EA tao cedo. Nem Crysis eu to botando muita fe.

Washington - PC e Consoles disse...

O Diego pelo visto gosta de jogar mapas como o NukeTown que está presente no Black Ops. Mais uma guerra de verdade acontece em campos abertos, O Multiplayer do Bad Company 2 tenta retratar mais isso, por outro lado o Black Ops faz ao contrario e coloca um tom de diversão com os KillStreks e mapas pequenos onde personagem pode chegar a extremidade do mapa em dois minutos.

Na minha opinião o Battlefield é mais um simulador, enquanto o Black Ops é Arcade. O que acham???

"Desculpem se digitei algo errado."

nomad disse...

CONCORDO COM VC

Ghost_Six6 disse...

Washington, falou tudo.

Black Ops você joga pra se divertir e tal, apesar de n ser um arcade é basicamente um.

Diego disse...

Cara, Nuketown acho até pequeno de mais, mas no geral, os mapas de COD tem um tamanho muito bom, entre pequenos e medio. E, lógico, é muito divertido jogar COD, muito mais que BC2.

Agora... quem aqui joga BC2 para se preparar para uma guerra???

Maior prova do "versus" é a quantidade de vendas de um contra o outro. Espere sair o Map Pack de COD pra vc ver quanto vai vender no primeiro dia... vai passar (e muito) as vendas acumuladas do Vietnam, mesmo essa DLC sendo muito mais "jogo" que o simples map pack do COD.

Anônimo disse...

diego, pelo que parece, vc nem jogou BC2, so esta dizendo o que leu em um forum da vida, BC2 é o melhor e mais real(fisica, nao so graficos) FPS atualmente.
va jogar primeiro.
depois vem dizer se a jogabilidade é pior que o cod, e os mapas grandes sao pra mostrar que o jogo é de guerra e nao de "tiro".

Diego disse...

@Anônimo:

Sim, joguei... e gosto é gosto. Nao gostei de BC2. Medal of Honor tem uma linha similar, comprei e me arrependi muito. Por sorte, consegui trocar por Red Dead Redemption.

E como eu disse, BC2 pode ser mais real e ter um som impecável, mas no quesito popularidade e diversao, nao tem nenhum FPS que possa bater COD.

Anônimo disse...

E desde de quando "popularidade" se leva em consideraçao? Em diversao nem um FPS bate COD pra "vc", quando vc escreveu isso deve ter esquecido que muita gente prefere killzone, outras pessoas halo, e eu prefiro BC2, porque eu prefiro simulador, apesar de aquilo ta um lag do caralh*.
E quanto ao MoH, é fail hein, caiu na propaganda da EA.

Washington - PC e Consoles disse...

"Agora... quem aqui joga BC2 para se preparar para uma guerra???"

Alguém joga videogame para se preparar para alguma coisa? Porque eu não jogo Forza para me preparar para dirigir um Audi R8 com um motor V10, e sim para me divertir e mais coisas.