O próximo Homefront está nas mãos da Crytek

A equipe por trás de Crysis e Far Cry se uniu à THQ para trabalhar no próximo Homefront, revelou a publisher. O jogo não deve sair em até um ano e meio ou dois.

“Vemos Homefront como um unverso muito forte que tem muito potencial e foi brilhantemente criado e divulgado pela THQ”, disse Cevat Yerli, CEO da Crytek. “Acreditamos que ao trazer nosso nível de qualidade, criatividade e valores de produção para o próximo Homefront, criamos uma oportunidade para Crytek e THQ entregarem um verdadeiro ‘blockbuster’. É muito importante para nós que a THQ tenha fé e nos dê muita liberdade criativa para trabalhar com uma de suas propriedades mais importantes, e permita que recriemos o mundo de Homefront de um jeito inedito e inovador”.


O Homefront original, que foi lançado no começo do ano com uma recepção nem sempre favorável, passava-se em um futuro alternativo no qual os EUA foram ocupados pela Coreia do Norte e mostrava o resultado caótico dessa invasão em 2027. O jogo terminou em um quase-cliffhanger.

A THQ diz que Homefront foi um sucesso comercial e que a “sequência-ainda-não-anunciada” deve sair durante o ano fiscal de 2014 (que vai de março de 2013 até abril do ano seguinte) com versões para PC e consoles.

Esse dito sucesso comercial, entretanto, não impediu a THQ de fechar o estúdio de Nova York que fez o jogo. A Kaos Studios encerrou suas atividades no primeiro semestre como parte de um “realinhamento estratégico na estrutura interna de estúdios”, disse a publisher ao Kotaku na ocasião. A THQ também disse que seu estúdio de Montreal seria o responsável por “continuar o desenvolvimento e o gerenciamento criativo geral da franquia Homefront”.

Então, por que mudar de ideia e se envolver com uma produtora externa?

“Escolher a Crytek para levar Homefront adiante corrobora com nossa estratégia de trabalhar com os melhores profissionais da indústria”, disse Danny Bilson, da THQ. “A ambientação única e história de Homefront cativou jogadores de todo o mundo. Com a tecnologia de ponta da Crytek e sua experiência lendária no gênero dos FPS, estamos extremamente confiantes de que o próximo Homefront trará a experiência e a qualidade ‘AAA’ que os jogadores exigem”.