Nós começamos com uma única meta: levar a experiência completa do Steam
para a sala de estar. Nós sabíamos como montar a interface, sabíamos
como montar uma máquina e até mesmo um sistema operacional. Mas sempre
sobrava o controle -- nosso maior elo perdido. Nós percebemos cedo que
nossas metas exigiam um novo tipo de tecnologia para controles -- uma
tecnologia que fosse capaz de fechar o buraco entre a sala de estar e o
mesa do computador sem comprometer nada. Nós passamos então um ano
experimentando novas formas de controlar e, agora, acreditamos que temos
algo bom o suficiente para compartilhar e testar com vocês.
O Controle Steam foi feito para funcionar com todos os jogos do Steam:
passados, presentes e futuros. Até mesmo os títulos mais antigos do
catálogo e aqueles que não foram feitos com suporte para controle. (Nós
enganamos aqueles jogos antigos para que eles acreditassem que estão
sendo jogados com um teclado e mouse, mas o controle que criamos não tem
nada a ver com estes periféricos.) Acreditamos que você concordará que
estamos no caminho certo com o Controle Steam e agora queremos a sua
ajuda com o processo de design.
Controles tradicionais nos forçam a aceitar limitações. Uma de nossas
metas era melhorar a firmeza e fidelidade de controle possíveis com
estes periféricos. O controle Steam oferece um esquema novo de controlar
que, em nossa opinião, é amplamente superior e que lhe permite jogar do
conforto do seu sofá. Feito com tecnologia de alta precisão e focado em
desempenho de baixa latência, o controle Steam é justamente o que a
sala de estar pediu.
Trackpads duplos
Os elementos mais proeminentes do controle Steam são seus dois
trackpads circulares. Dirigidos pelos polegares do jogador, os dois
dedos terão um trackpad de alta resolução em sua base. São também
clicáveis, permitindo que toda a superfície funcione como um botão. Os
trackpads permitem uma fidelidade de absorção muito maior do que
possível anteriormente com controles manuais tradicionais. Jogadores do
Steam que estão acostumados com PCs apreciarão que a estabilidade do
Controle Steam se aproxima ao patamar de um mouse de mesa.
Estilos de jogos que antes eram jogáveis apenas com teclado e mouse agora serão acessíveis do sofá. Estratégia em tempo real e em turnos. Jogos casuais centrados no cursor. Jogos de exploração espacial 4x. Uma imensa variedade de jogos indies. Simuladores. E claro, Euro Truck Simulator 2.
Adicionalmente, jogos como atiradores em primeira pessoa, que são desenvolvidos ao redor de miras precisas dentro de um amplo campo de visão, serão beneficiados pela potência e controle absoluto de posicionamento dos trackpads.
Estilos de jogos que antes eram jogáveis apenas com teclado e mouse agora serão acessíveis do sofá. Estratégia em tempo real e em turnos. Jogos casuais centrados no cursor. Jogos de exploração espacial 4x. Uma imensa variedade de jogos indies. Simuladores. E claro, Euro Truck Simulator 2.
Adicionalmente, jogos como atiradores em primeira pessoa, que são desenvolvidos ao redor de miras precisas dentro de um amplo campo de visão, serão beneficiados pela potência e controle absoluto de posicionamento dos trackpads.
Sensorial
Pela sua natureza, trackpads são menos físicos do que direcionais
analógicos. Por si sós, eles são dispositivos de toque leve e não
oferecem o tipo de resposta visceral que jogadores recebem ao mover seus
joysticks livremente. Enquanto investigávamos dispositivos de controle
baseados em trackpads, através de testes ficou claro que nós
precisávamos adicionar mais fisicalidade à experiência. Ficou claro
também que a implementação tradicional de vibrações (um peso desigual
girando ao redor de um eixo único) não seria o suficiente. Nem um pouco.
O Controle Steam foi construído ao redor de uma nova geração de resposta háptica super precisa, empregando atuadores lineares ressonantes duplos. Estes pequenos, fortes e pesados imãs eletromagnéticos estão acoplados em cada um dos trackpads. Eles são capazes de gerar uma alta variedade de força e vibração, permitindo controle preciso sobre a frequência, amplitude e direção de movimento.
Esta capacidade háptica fornece um canal de informação vital ao jogador – oferecendo informações de jogo sobre velocidade, limites, limiares, texturas, confirmações de ações ou qualquer outro evento que os desenvolvedores de jogos queiram que os jogadores notem. É um canal de informação háptico de maior frequência do que existe em qualquer outro produto para consumidores que temos conhecimento. E feito um truque de boteco eles podem até tocar ondas sonoras e funcionar como caixas de som.
O Controle Steam foi construído ao redor de uma nova geração de resposta háptica super precisa, empregando atuadores lineares ressonantes duplos. Estes pequenos, fortes e pesados imãs eletromagnéticos estão acoplados em cada um dos trackpads. Eles são capazes de gerar uma alta variedade de força e vibração, permitindo controle preciso sobre a frequência, amplitude e direção de movimento.
Esta capacidade háptica fornece um canal de informação vital ao jogador – oferecendo informações de jogo sobre velocidade, limites, limiares, texturas, confirmações de ações ou qualquer outro evento que os desenvolvedores de jogos queiram que os jogadores notem. É um canal de informação háptico de maior frequência do que existe em qualquer outro produto para consumidores que temos conhecimento. E feito um truque de boteco eles podem até tocar ondas sonoras e funcionar como caixas de som.
Tela sensível ao toque
No centro do controle está outra superfície sensível ao toque,
esta aqui com uma tela de alta definição. Esta superfície também é
fundamental em alcançar a meta primária do controle – suporte a todos os
jogos do catálogo Steam. A tela permite disponibilizar uma infinidade
de ações distintas ao jogador sem exigir uma infinidade de botões
físicos.
A tela em si também é clicável como um grande e único botão. Ações não são invocadas por um simples toque – elas exigem um clique. Isso permite que o jogador toque a tela, veja ações disponíveis para só então decidir o que fazer. Jogadores poderão navegar por páginas de ações em jogos em que isso seja propício. Quando programadas por desenvolvedores de jogos utilizando nossa API, a tela sensível ao toque pode funcionar como menu de rolagem, marcador radial, centro de informações secundárias como mapas ou outros modos de uso personalizáveis que ainda não foram imaginados.
Para evitar uma divisão de atenção forçada entre telas, uma característica fundamental do Controle Steam vem de sua profunda integração com o Steam. Quando um jogador toca a tela do controle, a imagem é sobreposta no jogo que esteja sendo jogado, permitindo que o jogador dedique sua atenção apenas onde pertence - na ação.
A tela em si também é clicável como um grande e único botão. Ações não são invocadas por um simples toque – elas exigem um clique. Isso permite que o jogador toque a tela, veja ações disponíveis para só então decidir o que fazer. Jogadores poderão navegar por páginas de ações em jogos em que isso seja propício. Quando programadas por desenvolvedores de jogos utilizando nossa API, a tela sensível ao toque pode funcionar como menu de rolagem, marcador radial, centro de informações secundárias como mapas ou outros modos de uso personalizáveis que ainda não foram imaginados.
Para evitar uma divisão de atenção forçada entre telas, uma característica fundamental do Controle Steam vem de sua profunda integração com o Steam. Quando um jogador toca a tela do controle, a imagem é sobreposta no jogo que esteja sendo jogado, permitindo que o jogador dedique sua atenção apenas onde pertence - na ação.
Botões
Os botões e as zonas de absorção foram distribuídos tendo em mente
frequências de uso, necessidade de precisão e conforto ergonômico. Há
um total de 16 botões no controle Steam. Metade deles são acessíveis ao
jogador sem exigir que os polegares saiam dos trackpads, incluindo dois
na parte de trás. Todos os controles e botões foram colocados
simetricamente, tornando esquemas para canhotos ou destros apenas uma
configuração de software.
Configurações compartilhadas
Para podermos dar suporte ao catálogo completo de jogos já
existentes no Steam (nenhum dos quais foram pensados para o Controle
Steam), nós temos um modo de legado que permite que o controle
apresente-se como teclado e mouse. A Comunidade Steam pode usar a
ferramenta de configuração para criar e compartilhar esquemas de
controle para seus jogos favoritos. Os jogadores poderão escolher de uma
lista com as configurações mais populares.
Abertura
O Controle Steam foi criado desde o princípio para ser hackeável.
Assim como a Comunidade Steam e os contribuidores da Oficina
proporcionam um valor tremendo com suas adições aos produtos de software
no Steam, nós acreditamos que a comunidade também contribuirá para o
design do Controle Steam. Nós planejamos disponibilizar ferramentas que
permitirão a participação dos usuários em todos os aspectos da
experiência, desde o design industrial até a engenharia elétrica.
Estamos ansiosos para ver o que vocês vão criar.