Xenoblade Chronicles X serár um jogo enorme, um verdadeiro jogo de
mundo aberto com uma estrutura de quests bem ao estilo dos RPGs
modernos. No mais recente "Iwata Asks", o pessoal da Nintendo e da Monolith Soft falaram sobre a grandiosa escala do jogo, exclusivo para a Nintendo Wii U. "É um jogo muito grande. Quando começamos este projeto, falamos em criar
um planeta para esse jogo," disse o co-realizador Tetsuaya Takahashi. "No final criamos um campo que pode ser desenvolvido de uma forma realista ao criarmos cinco continentes com 400km2."
O co-realizador Koh Kojima disse que todos os locais que podemos
ver no jogo podem ser visitados. "Não quisemos desapontar os jogadores
com algo simples quando eles se esforçam para chegar aos locais de
difícil acesso, por isso há muitos conteúdos escondidos nos mais
diferentes locais,". Xenoblade Chronicles X encoraja os jogadores a explorar o mundo do
jogo além da história principal, e o mapa está dividido em
segmentos hexagonais que possuem vários tipos de conteúdo.
A Monolith Soft contou que demorou pelo menos um ano e meio para escrever a história do jogo e as quests extras. "A história principal pode ser mais curta que a de Xenoblade
Chronicles. No entanto as histórias das quests estão feitas para que se
encaixem no design de mundo aberto do jogo de uma forma que lhes dará
mais profundidade," disse Takahashi. "É muito diferente de Xenoblade Chronicles. Se nos basearmos no
tempo de jogo, acredito que os jogadores poderão usufruir cinco vezes
mais do jogo se eles tentarem completar tudo," acrescentou Genki Yokota.