Neil Druckmann, um dos responsáveis por Uncharted 4: A Thief's End, revelou que o jogo é realmente o último de Nathan Drake. "A nossa abordagem foi a de que os
três primeiros jogos definiam o contexto e se tivéssemos que fazer mais
um, como poderíamos superá-los? Como podíamos dar um fim à jornada
de Nathan Drake?", explicou Druckmann em entrevista ao site GameSpot. "Tudo o que fizemos até agora conduz para esse caminho; Encerrar uma viagem muito longa. Essa viagem não é só sobre perseguir um tesouro, é também sobre as relações que criamos ao longo do caminho," concluiu.
Durante a conferência de imprensa da Sony na E3 2015, foi apresentada a demo de Uncharted 4: A Thief's End que incluía uma parte onde Drake
e Sully conduziam um jipe, dando a entender que eles podiam escolher o
caminho a seguir em vez de estarem presos a algo mais linear. Mas na mesma entrevista, Neil Druckmann, esclareceu que Uncharted 4
não está preso à estrutura de narrativa linear habitual da série.
"O
termo que nós usamos é linear amplo. Não é um mundo aberto porque
queremos contar uma história muito específica, com uma tensão muito
específica. Acho que nos jogos de mundo aberto
falta alguma tensão. A vida do meu aliado pode estar em perigo, mas
eu continuo a poder fazer cinco missões secundárias, e eu não acredito
nesse risco. Por isso eu sinto que de alguma forma precisamos controlar o ritmo, e é necessário arranjar formas onde se continue
também ativo. "