Epic Games explica porque vendeu Gears of War para a Microsoft !!

Tim Sweeney, o responsável máximo pela Epic Games, falou em uma  entrevista sobre o passado, o presente e o futuro da companhia, e revelou mais alguns detalhes sobre a série Gears of War. Sweeney falou do aumento dos custos, que já estava dando sinais de ser insustentável a nível financeiro e a forma como a Microsoft viu a possibilidade da série acabar sendo um free-to-play. Em comparação, Sweeney destacou que o Gears of War original custou 12 milhões de dólares e obteve um lucro de 100 milhões de dólares.

http://media.gow-series.com/images/site/newsimages/gears-of-war-si-prende-una-pausa.jpg

Com o passar da geração, a quantidade de dinheiro necessário foi aumentando substancialmente, chegando aos 60 milhões para Gears of War 3. Sweeney explicou que antes de vender os direitos da série à Microsoft, tinham previsto que o desenvolvimento de Gears of War 4 custaria perto dos 100 milhões de dólares.

"As margens de lucro eram cada vez menores," contou ele ao site Polygon. "Calculamos que se desenvolvessemos Gears of War 4, o orçamento seria de 100 milhões de dólares, e isso implicaria que o jogo fosse um sucesso estrondoso ou ficaríamos na bancarrota," concluiu. Nesse momento Gears of War 4 está a cargo da The Coalition, depois da Epic ter vendido os direitos comerciais da série à Microsoft.

Esta foi uma das razões pelas quais a Epic Games decidiu vender a franquia à Microsoft e se focar por inteiro nos títulos free-to-play, que tem alcançado uma grande popularidade e que apresentam mais oportunidades de gerar lucro com custos de produção baixos. O próximo jogo da Epic Games será Paragon, um MOBA free-to-play, mas o estúdio também está trabalhando em uma versão gratuita de Unreal Tournament.