Gran Turismo 5 ganha força em relação à concorrência



Não há dúvidas de que a série Gran Turismo é um dos clássicos do gênero de corrida nos consoles da Sony. Desde maio de 98 - quando o primeiro título da franquia foi lançado para o PlayStation original - até o lançamento de Gran Turismo 5 Prologue em 2008, dez anos depois, o número de fãs não parou de crescer, graças à ênfase no realismo e na jogabilidade precisa.

Falando em realismo, esse é o ponto-chave da série, que se considera um verdadeiro simulador de direção – o que é verificado nos inúmeros detalhes de configuração dos carros e do modelo da engine que reproduz fielmente as reações de um carro de verdade aos comandos do motorista; ou no caso, do jogador.



Mas sempre houve uma característica bastante criticada pelos fãs: a falta de realismo na hora das batidas. Como toda pessoa que acompanha automobilismo deve saber, acidentes são inevitáveis. Mas isso nunca foi reproduzido por Gran Turismo. Não existe dano nos carros, que permanecem inteiros mesmo após entrarem de frente em um muro a duzentos quilômetros por hora, por exemplo.

Isto deu lugar a inúmeras “manhas” na jogabilidade, que abusavam deste fato para facilitar alguns percursos mais complicados. Obviamente, a intenção não era essa – a desenvolvedora chegou a justificar a ausência de danos pela falta de vontade das montadoras em ver seus veículos destruídos. Algo que não convenceu grande parte do público.



Então surge Forza , E a competição acirra



Em 2005, um novo corredor tomou a cena de surpresa. Forza Motorsport trouxe modelos não somente precisos, mas quebráveis. Além disso, foi lançado pela Microsoft para o Xbox, o que criou ainda mais tensão com relação ao rival da Sony. Será que Gran Turismo iria manter a liderança com uma resposta à altura?

No entanto, o tempo passou e não vimos nada neste sentido. Veio a nova geração de consoles e a Microsoft rapidamente lançou Forza Motorsport 2, uma sequência ao original que trouxe várias melhorias a um título já sólido. Isto reviveu a expectativa dos donos de PlayStation 3: agora sai Gran Turismo 5 para a plataforma!



Porém, apesar de inúmeros anúncios confirmando o game, ele ainda está em desenvolvimento. Alguns já começavam a se preocupar, pensando que a franquia poderia perder bastante espaço se não começasse a se atualizar em relação ao concorrente do X360, mas nada era dito a respeito de um modelo de batidas. Até agora.


Finalmente os desejos viram realidade


Em uma entrevista em alemão, Kazunori Yamauchi – produtor de todos os games da franquia Gran Turismo – confirmou a tão aguardada chegada de danos aos veículos em Gran Turismo 5. Não sei se vale para todo mundo, mas acho que muitos mal podem esperar por ver uma Ferrari detonada – ao menos virtualmente.



E esta não foi a única novidade exposta pelo desenvolvedor. Ainda segundo ele, um sistema dinâmico de tratamento do tempo e do horário será implementado. O que isto significa? Basicamente, que será possível que a corrida comece em um dia ensolarado mas que gradualmente mude até terminar em uma noite chuvosa, retratando a experiência de forma mais real.

Agora os Mitsubishi vão poder virar ferro-velho!

Obviamente, estas duas mudanças são espetaculares, pois têm impacto não somente na corrida em si, mas nas decisões estratégicas que devem ser tomadas para manter o desempenho do carro no máximo através de todo o circuito. Além disso, não bastará configurá-lo no início e esquecer. Devido às mudanças constantes, agora o jogador deverá considerar as alterações dinamicamente.



Infelizmente, as notícias não vieram acompanhadas de nenhum tipo de estimativa com relação à data de lançamento do título. Por isso, segure seu fôlego por mais um tempo, enquanto esta bomba ainda não chega para inaugurar a franquia nos consoles de última geração da Sony.

Nenhum comentário: