Testado: Playstation Network no PSP e Patapon 2 via Download [Positivos e Negativos]

Se você é um dono de um PSP, já deve estar sabendo que para adquirir Patapon 2, deve obrigatoriamente ter uma conta na Playstation Network já que o game não está sendo vendido por UMD por aqui. Já fez isso? O que achou? Algo não funcionou? Vou contar como foi comigo. Após o “continue” e clique, porque vale a pena!

Cadastrando uma conta na PSN através do PSP

Um detalhe é que todo este processo fiz diretamente pelo PSP. Nada de ir no PC, entrar no site da Playstation Network e se cadastrar por lá. Foi tudo feito pelo PSP. Tenho um roteador wireless então meu portátil entra rapidamente online.

Todo o processo de criação de conta é bem didático e funcional. Você escolhe um e-mail, região no mundo [Coloquem Estados Unidos!!], cria um nome de usuário na PSN e endereço [Pegue atrás de qualquer caixinha de game, um endereço nos EUA]. Conta criada, password é salvo para não precisa ficar lembrando e pronto. Estou apto a navegar pela PSN através do PSP.

A Playstation Network no PSP

Antes de propriamente comprar Patapon 2, vale a pena navegar pela loja online e ver como tudo funciona e espiar tudo que ela está oferencendo atualmente. Como naveguei direto pela tela do PSN, nada de jogos de Playstation 3 ali. Tudo que é mostrado é exclusivamente para ser usado no PSP. Se você navegar pelo PC no site da Playstation Network, aí sim verá tudo que tem para PS3 e PSP, cada um em sua categoria é claro.

Mas eu gostei de navegar pelo PSP. As telas carregam rapidíssimas. Nem se compara com a demora do carregamento das páginas do Marketplace do Xbox 360. Só não comparo com as do PS3, porque não possuo o console.

Conteúdos Grátis na PSN valem a pena!!

Outro ponto positivo na PSN é que lá tem conteúdo gratuitos realmente bacanas para os donos de PSP. Eu mesmo baixei lá 4 temas gratuitos. Dois do game LocoRoco e dois de Patapon 2. São temas fantásticamente bonitos. Meu PSP ficou com outra cara depois de instalar eles. Até mesmo os ícones do menu mudam!!

A PSN também oferece alguns demos, inclusive de Patapon 2 e vem recebendo atualizações todas as quintas com mais e mais conteúdos. É verdade que ainda tem pouco coisa que valha a pena ser comprada no momento, mas a lojinha dedicada ao PSP é relativamente nova e só agora está chamando a atenção aos usuários.

De games, notei que Super Stardust Portable a U$ 10. Que parece muito legal. Talvez depois de enjoar de Patapon 2, eu compre o joguinho. Por ora quero esperar a E3 para ver o que mais a Sony irá oferecer ao PSP. Fora isso, a loja tem bastantes games de PSOne já, como Crash Bandicoot, Spyro e até mesmo Street Fighter Alpha.

Super Stardust Portable

Comprar não é tão bacana assim [Negativo]

Agora chegou a parte que me deu dor de cabeça e que me decepcionou: Comprar pela PSN. A rede virtual da Sony aceita cartões de crédito internacionais. Mas não é todo tipo. Pesquisei e vi dezenas e mais dezenas de relatos de brasileiros em que a PSN simplemente não aceita o cartão internacional. O meu, infelizmente, não aceitou. Não sei se é verdade, mas pelo que comentam em foruns e orkut, Mastercard e AMEX tem alta propabilidade de passarem de boa na PSN, mas o Visa constantemente é recusado. O meu cartão é Visa.

Aí o negócio é procurar soluções para o problema. Pesquisei os cartões pré-pagos da PSN e tomei um susto quando vi os preços no Mercado Livre e em alguns sites que vendem eles. Na minha pesquisa em geral eles sairam mais caros do que os Microsoft Points do Xbox 360. Na hora não me toquei que podia ter comprado um que valhesse U$ 20, mesmo que quem o venda não compre esse valor. No ML a maior parte dos vendedores vendem cartões de U$ 50 (a mais de R$ 150 reais).

Aí pesquisei outra alternativa e cai naquele esquema do Entropay. Nem vou colocar o link aqui. Não USEM Entropay. Cai na besteira de usar o sistema e joguei dinheiro no lixo (metaforicamente falando). O sistema basicamente cria um cartão virtual internacional na qual a PSN aceita usar. Pelo PSP não aceitou, mas pelo PC consegui transferir os fundos para minha conta na PSN.

O problema com o Entropay é que você não pode transferir qualquer valor. O mínimo precisa ser U$ 20. Claro que isso ainda custa uma taxa de 4,25% sobre o valor transferido e para piorar, no meu caso eles bloquearam por 30 dias míseros 2 dólares para verificações do sistema. Qual o problema? Fiquei com saldo de 18 dólares e o bendito Patapon 2 custa U$ 19,99 na PSN!!

Soluções: Esperar 30 dias para liberarem meus 2 dólares e aí sim comprar Patapon 2. [Detalhe que se eu importasse a caixinha com o código seria quase o mesmo tempo] ou colocar mais U$ 20 dólares [Valor mínimo do sistema] na bosta do Entropay e o que sobrar eu rezar para que no futuro tenha algo que preste na PSN para que eu possa gastar. Optei pela segunda opção. Resultado da brincadeira? Gastei U$ 40 só para conseguir comprar Patapon 2. Agora tenho U$ 20 sobrando para comprar qualquer coisa futura na PSN. Mas Entropay nunca mais. Comprarei cartões pré-pagos, mesmo que custem mais do que deveriam.

Enfim, o sistema de loja online da Sony deveria sim ser mais camarada. Meus cartões funcionam normalmente para o console da Nintendo. Os Microsoft Points do X360 são um pouco mais baratos. E o gozado é que o único sistema que não usam uma moeda fictícia, acaba meio que sendo sim um dolar fictício já que você não desembolsa U$ 20 dólares para a compra de um jogo. Será sempre um pouco mais. Não curti. É tão xarope quanto no X360. Não há nenhum positivo no sistema de compra pela PSN da Sony.

by Portallos

Nenhum comentário: