Prestes a bater Game Boy, Nintendo DS faz cinco anos !!

Em 2004, a Nintendo estava desacreditada. A companhia que já fora sinônimo de videogame havia perdido a coroa para o abusado Ken Kutaragi e seu PSOne, que, em apenas uma geração, ascendeu ao topo do mercado de videogame.E a Sony, mera desconhecida nessa area até 1994, vendia o PlayStation 2 como pão quente. Humilhada, a Nintendo e o GameCube perderam até para a estreante Microsoft e seu Xbox no mercado mundial de consoles.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaPRzKMiFWXu4ZXRytcLcCDVtzXpN3M0C572Q1WPbdL6Y_WICUQJez4OZwIjgcLkKq67y0yz410P8E8UAnf8n3in7w4RvFsM2upcgHWOOcf5X9sW2zQ6Cl58zCq0-2Nbiker_ABZpWGeux/

No setor de portáteis, a Nintendo dominava sozinha, mas até nesse terreno a Sony resolveu fazer concorrência, com o lançamento do PSP, que prometia jogos da qualidade do PlayStation 2 num aparelho de bolso. Foi nesse contexto que a Big N, apelido que já não parecia ter muito sentido, lançou o Nintendo DS, em 21 de novembro de 2004.

http://nintendoworld.uol.com.br/bs.media/images/nds_foto.jpg

Fora do comum

Era um portátil enigmático, que não seguia o paradigma da evolução dos videogames. Em vez de apostar em poder de processamento, como fez o PSP, introduziu um novo tipo de controle para videogames: uma tela sensível ao toque. Além disso, o Nintendo DS tinha duas telas, outra ideia que parecia bizarra no papel.


Mas a aposta da Nintendo deu certo, graças a uma leva de jogos que miravam principalmente um público mais casual. Para eles, o controle com a caneta era mais intuitivo que direcionais e botões. Títulos como o educativo "Brain Age", em que o usuário escreve a resposta à mão, e "Nintendogs", um jogo de "bichinho virtual" com cães, foram alguns dos principais sucessos do DS.

http://image.com.com/gamespot/images/bigboxshots/7/928837_68172_front.jpg

Mas quem gostava de jogos também se divertiu - e se diverte - com o portátil. As principais franquias da Nintendo fizeram sucesso no videogame: "New Super Mario Bros.", "Mario Kart DS", "Pokémon" e "The Legend of Zelda: Twilight Princess" e "Animal Crossing: Wild World". Até "Grand Theft Auto" saiu para o portátil.

http://images.auctionworks.com/hi/66/65982/nds_super_mario_bros_new_1.jpg

Tomando a coroa


Os grandes "blockbusters", principalmente os da Nintendo, tornaram o DS um fenômeno de vendas, principalmente no Japão. Até 30 de setembro, o portátil de duas telas vendeu 113,48 milhões de unidades no mundo todo, muito perto de alcançar o mítico Game Boy, com 118,69 milhões vendidos. Com um novo modelo lançado recentemente, o Nintendo DS deve quebrar facilmente o recorde.

http://amix.dk/uploads/nintendo_ds_lite1.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgl2K7hCLLw7cnGzmo6Xla-obSb9dQWpPIXvBC3gF5ukcUsOFPlFjds1iLjynM3Mu9WdqXyvDRX_Ux2mUdGjxTXxymjJKgPdFVnHyMo9fm4ZFuxTqCjiQW4AspILmvqlixdRwhK2NreMCg6/s400/nintendo_dsi.jpg
http://info.abril.com.br/noticias/blogs/gadgets/files/2009/10/nintendo-dsi-xl.jpg

O Nintendo DS passou por três reformas. Em 2006, foi lançado o modelo Lite, mais compacto e leve. No ano passado, estreou o DSi no Japão, que ganhava uma minicâmera mas perdeu a entrada para cartuchos de Game Boy Advance. E no último dia 21, chegou ao mercado japonês do DSi XL, com telas bem maiores. Esse modelo está previsto para sair no primeiro trimestre de 2010 no Ocidente.

Nenhum comentário: