O respeitado site da indústria Gamasutra fez uma extensiva análise sobre o mercado brasileiro de jogos, hoje pequeno, mas afundado em pirataria e taxas absurdas de impostos. James Portnow, autor to post, e CEO da Divide By Two, fala do nosso mercado como um com “infinitas possibilidades”.
Falando sobre as universidades brasileiras que possuem o curso de Desenvolvimento de Jogos, ele as descreve como um passo importante e também o futuro da indústria brasileira, mas com as dificuldades de não tem nenhuma empresa, especialistas ou recursos das desenvolvedoras para se apoiar.
As poucas produtoras e distribuidoras instaladas em nosso território também contribui para as dificuldades listadas acima. E as que estão aqui muitas vezes preferem focar no mercado internacional do que no nacional. As poucas redes de lojas legítimas espalhadas pelo país também são outro problema, somado ainda com os preços abusivos destas.
Portnow aposta que uma lei que retiraria os impostos poderia atrair mais as empresas para explorarem o nosso mercado. A Lei 300/2007 trata justamente sobre isso, mas atualmente está parada. Infelizmente, há também a votação de uma proposta que pode banir jogos classificados como “ofensivos” de alguma forma.
via HCG
Opinião do Sussu: Espero que essa análise feita sirva de alerta, tanto para a indústria, quanto para os jogadores. Nosso mercado precisa crescer, e muito disso vai depender de nós. Convidamos todos a se juntar para ajudar isso.
2 comentários:
mais oque eu posso fazer quando digo eu quero dizer nós apenas se todos oos gamers do brasil se junta-sem na frente do congresso em brasilia e fazer-mos protesto e talz porque hoje em dia é o unico jeito que funciona
"e muito disso vai depender de nós." Sábias palavras para quem foi banido por usar Jack's... Hipócrita!
Postar um comentário