"É justo dizer que enquanto o Nintendo 3DS teve um forte dia de lançamento, os resultados desde então não cumpriram com as nossas expectativas," disse Satoru Iwata em uma conferência de investidores.
"Com isso quero dizer que apesar das pré-reservas terem sido muito fortes e das impressões iniciais para o console terem sido muito positivas, essas indicações iniciais entraram em conflito com aquilo que o portátil é hoje em dia. Como tal não posso dizer que neste momento não hajam problemas."
"Como tal o que analisámos até este momento é que o movimento inicial dos consumidores não se traduziu num movimento mais amplo do mercado da forma que esperávamos." Então o que é que aconteceu para as vendas estarem fracas ?
"A situação atual é resultado do fato do adiamento simultâneo do desenvolvimento de software para o 3DS e do lançamento de serviços online, tais como a Nintendo eShop, serviços de vídeo em 3D e por aí fora. Como tal não conseguimos ir ao encontro das grandes expectativas que as pessoas tinham antes do seu lançamento, e nós não vimos uma grande procura depois do lançamento," explicou Iwata.
Mas nem tudo está perdido. Iwata espera que os próximos jogos, como The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, irão ajudar a 3DS a voltar ao caminho do sucesso. "Acho que iremos ser capazes de mostrar assim que a Nintendo eShop e os serviços de vídeo 3D estiverem online, e assim que um número de jogos importantes estiverem disponíveis, seremos capazes de nos recuperarmos."
Iwata negou as acusações de que o 3DS não é muito diferente da DS. "Quanto ao fator forma, acho que as pessoas que compram consoles de jogos tendem a comprá-las pela experiência que elas oferecem, por isso apesar de concordar que é importante para nós trabalharmos na criação de novos produtos com forma apelativas, acho que o estado atual do Nintendo 3DS não é um resultado de não termos uma forma significativamente diferente dos nossos outras portáteis.
"Mas, uma vez que vocês tocaram nesse ponto e que mostram-se preocupados pelo fator forma, então nós iremos continuar a ver o que podemos fazer com o sistema, iremos continuar a ter isso em conta e ver o que poderemos fazer para satisfazer essa preocupação."