Jogos AAA são, na teoria, os games de maior qualidade no mercado. Na prática, são comumente usados em games blockbuster, ou seja, aqueles que tem um altíssimo orçamento para fazer e propagar um game.
A Games Industry teve uma chance de falar com Tameem Antoniades, o diretor criativo da Ninja Theory - produtora de games como Heavenly Sword e DmC - Devil May Cry - onde ele pôde compartilhar sua opinião sobre o mercado atual de games:
"É uma grande oportunidade de fazer jogos criativos e divertidos para alcançar seu público alvo, mas há essa grande forca a respeito dos modelos AAA que eu acredito estar destruindo a inovação e o acesso ao conteúdo criativo. Se você está pagando tanto por um jogo, você não quer brincar com os dados. Você quer que tudo esteja lá, com todos as características prontas. Você quer que isso seja uma experiência conhecida, com diversão garantida. Isso não é saudável"
Basicamente, Tameem acredita que as grandes produtoras de games temem fazer algo diferente, e isso acaba por engessar os games de alto orçamento num padrão já conhecido. Fazendo isso, a criatividade e a experiência diferenciada acabam sendo vetadas, e teremos cada vez mais, mais do mesmo.