Devido a semelhanças entre o visual de Super Mario 3D World, com
Super Mario 3D Land do 3DS, muitos se perguntam se o motor gráfico
utilizado no game do Wii U é apenas uma evolução do que foi
usado no 3DS. Em uma entrevista ao site espanhol
Gamekult, o produtor do novo game do Mario,
Yoshiaki Koizumi, fez questão de ressaltar que a engine utilizada é
totalmente nova, e foi sendo desenvolvida paralelamente à criação do
game do Wii U.
"É uma engine totalmente nova, embora a definição que se dá a este termo possa ser um tanto confusa. Nós não construímos uma engine e depois o game em cima dela, apenas tivemos um grupo de pessoas que se certificaram de que nós tínhamos os recursos e o desempenho necessários enquanto desenvolvíamos o game paralelamente. Então podemos dizer que a criação da engine aconteceu paralelamente ao desenvolvimento do game".
Apesar de dividir algumas similaridades com a versão de 3DS, fica claro pela afirmação de Koizumi que o motor de Super Mario 3D World foi feita do zero, criada de forma a aproveitar os recursos gráficos mais avançados do Wii U.