Retro Review - To the Moon - por Mario Flosi !!

http://freebirdgames.com/system/wp-content/uploads/to-the-moon-promo.jpg

“As Estrelas são como milhões de faróis espalhados pelo mundo, brilhando suas luzes umas nas outras, mas que nunca poderão se tocar. Mas um dia eu serei amigo de um farol, para poder cuidar dele” - RIVER

Existem jogos que marcam as nossas vida por diversos motivos, sejam pela sua diversão, pelo momento na qual você está passando em sua vida, ou por ser simplesmente  bom. E existem jogos que nos tocam de forma tão singela e emocionante. To The Moon entra nessa categoria, um jogo que fala sobre o amor.

Lançado em 2011 pela Freebird games, estúdio indie comandado por Kan Gao, que fez desde o roteiro até a trilha sonora, To The moon é um jogo simples pela sua jogabilidade, e que usa de uma arte que remete aos RPGs da era 16 bits. E nesse texto vou explanar sobre a história do game e tentar expressa o quão importante ele representa para mim. Se você ainda não jogou, pare de ler agora, ou se você não liga para Spoilers, sejam bem vindos.

ENREDO

To The Moon (Para a Lua), tem como plot central, a história de um homem idoso, chamado Johnny, que está em coma irreversível, e que antes disso contratou os serviços da empresa Sigmund Corporation que tem como especialidade, realizar o ultimo desejo das pessoas antes de morrerem através das suas memórias de criança, para que essa pessoa consiga realizar seu desejo mesmo não tendo realizado de fato. Mas você pode estar se perguntando: “E por quê não fazer isso enquanto está saudável?” é simples, o uso de artifício em pessoas saudáveis, pode fazer com que elas fiquem transtornadas psicologicamente, e consequentemente causando a morte delas. 
 http://www.vortexcultural.com.br/images/2013/03/tothemoon.jpg

Pois bem, Somos apresentados ao Dr. Watts e Dra. Rosalene que são os responsáveis por ir até a casa de Johnny e finalmente começar a fazer o uso dessa tecnologia. O jogo praticamente é todo dentro das memórias de Johnny, e você na pele dos doutores irão desvendar qual é o desejo dele.  E isso será feito entrando em suas memórias, desde a mais recente, até a mais antiga (de quando era criança).

Já em suas memórias, encontramos Johnny, já idoso e nos identificamos dizendo a ele que ele mesmo contratou os serviços da Sigmund para realizar o seu último desejo, e ele diz que seu último desejo é ir para a Lua, mas ele não sabe por quê deseja isso. Cabe então aos doutores irem até a mais profunda memória de Johnny e implantar esse desejo.

http://i.gyazo.com/4438d7906983d00c344688191b49e7a1.jpg

Durante essa viagem pelo passado de Johnny descobrimos algumas coisas, como por exemplo que ele foi casado com River, esposa a qual morrera anos antes dele, e presenciamos os momentos mais marcantes da vida dele. River, era uma mulher muito inteligente, mas que tinha um distúrbio na qual fazia ela não conseguir se expressar emocionalmente, além de ter uma memória fotográfica. Ao presenciar os últimos momentos de vida de River, observamos o quanto ela está chateada com Johnny, por não compreende-la completamente. E durante todo o tempo ela se refere a sua amiga Anya. Que não sabemos o que seria.

Em um dos momentos mais tensos da história, presenciamos River fazendo milhares de origamis de coelho e mostrando para Johnny e perguntando o que seria isso, e Johnny sem titubear diz que é apenas um coelho de papel. River fica decepcionada com isso. E nós como jogadores, ficamos mais intrigados por isso. 

http://www.blogcdn.com/www.joystiq.com/media/2012/09/to-the-moon.jpg

Nem tudo foi tristeza na vida do casal Johnny e River, o casamento deles foi realizado no alto da serra, com um lindo farol, e Johnny prometeu para River que a casa deles seria construída naquele lugar, e ela em estado de êxtase, batizou o farol de Anya... está aí, um dos segredos do jogo. Mas por quê será que esse Farol é tão importante para River, a ponto dela preferir que a casa continuasse a ser construída, ao invés de usar o dinheiro para o seu tratamento de sua doença, que mais tarde seria uma das prováveis causas de sua morte?

Durante o jogo chegamos ao momento mais critico, onde Watts e Rosalene simplesmente não conseguem acessar a memória mais antiga de Johnny, simplesmente porquê uma lacuna está em branco. Com muito custo eles conseguem finalmente encontrar um jeito de chegar até ela, e nós como jogadores somos levados para a segunda maior revelação do jogo. 

http://bulk2.destructoid.com/ul/233532-indie-nation-to-the-moon/broheims-620x.jpg

Johnny em sua infância sofreu um trauma que com certeza ele nunca se esqueceria, Seu irmão gêmeo “Joey” (sim Johnny tinha um irmão gêmeo e não sabíamos até então) morreu  atropelado pela sua própria mãe quando ela tentava sair com o carro da garagem. Johnny presenciou esse momento, e sua mãe em um ato de loucura, passou a medicar Johnny com um remédio que simplesmente bloqueava as suas memórias por um longo tempo, o que fez com que o Johnny simplesmente perdesse toda e qualquer lembrança de tudo o que aconteceu daquele fatídico dia para trás. Sua mãe ficou pior, começou a chamar seu filho vivo pelo nome do filho morto (durante o jogo presenciamos ela chamando ele de Joey, e ele sempre achou que era porquê seu avô tinha o mesmo nome.)

Com essa segunda revelação, os Doutores Watts e Rosalene finalmente conseguem romper essa barreira causado pelos bloqueadores de memória, e então desbravar toda a infância de Johnny. A infância dos irmãos Johnny e Joey foi de muita lealdade entre eles, era nítido como Joey amava seu irmão, e como ele fazia de tudo por ele. Joey era um menino inteligente que sonhava em ser um escritor, que adorava um livro chamado “Anomorphis” e que também adorava azeitonas em conserva.

Mais a fundo nas memórias de Johnny, chegamos no momento mais marcante e de emoção do game, quando os irmãos foram para um festival montado na cidade, cheio de brinquedos como um parque de diversões, e Johnny ao andar pelo parque (sozinho) chegou até o ponto mais alto da serra... onde ele encontrou um céu lindo, cheio de estrelas, e então sentou sobre um tronco de Árvore quando uma menina aparece... 

http://i.gyazo.com/150f11d4724c538a6c91ebdb86a2437a.png

Era River, então criança dizendo que esse menino que ela mal conhecia, estava sentado no lugar dela. Foi quando ele convidou ela para sentar. River aceitou e então eles começam a conversar sobre aleatoriedades, até que eles começam a dizer como os adultos mentem para eles, fazendo eles acreditarem em Papai Noel, em coelhinho da páscoa etc...

Em um certo momento eles decidem fazer uma imagem olhando as estrelas no céu (quem nunca ficou caçando essas imagens no céu que atire a primeira pedra) e ela decide fazer o coelho, e num momento lindo eles começam a achar as orelhas, patas, cabeça (estrelas) em torno da “barriga” do coelho que é a LUA... Esse com certeza foi o melhor momento da vida de River, a ponto de dizer para ele se eles iriam se reencontrar no ano seguinte, e Johnny disse que sim, e ao ser questionado se desse errado esse novo encontro, ele na frase chave do jogo diz:

http://i.gyazo.com/54b382a46695e031127d01393ca6956a.jpg

“SE A GENTE NÃO SE ENCONTRAR, A GENTE SE VÊ NA LUA, A BARRIGA DO COELHO”
Tudo fica claro para nós depois disso, após esse encontro, o irmão de Johnny morre, ele toma os Bloqueadores de memória, sendo assim eles não se encontram no ano seguinte. Na escola e na adolescência eles estudaram juntos, mas ele não se lembra dela, mas diz a todo momento que gosta dela pelo jeito “estranho” dela ser, quando ela tenta dar sinais para ele (através dos origamis de coelho) e ele não consegue entender o por quê disso, claro... os bloqueadores de memória afetaram definitivamente esse momento.

Eles se casaram, mas como ela sofria desse distúrbio, ela não conseguia fazer com que ele se lembrasse, e isso pode ter sido uma das causas de sua morte, decepção. E então os doutores chegam a conclusão de que na verdade enquanto Johnny quer ir para lua, sua subconsciência na verdade quer encontrar a River. Sendo assim, os doutores optam pelo lógico, e implantam a ideia na memória do Johnny, a ideia de ser astronauta.

Sendo assim, em um movimento cascata toda a história do Johnny é recontada, nessa outra realidade, seu irmão não morreu e virou um escritor de sucesso, e Johnny consegue então se formar e virar um astronauta, sua primeira viagem? Ir para a Lua.

Tudo isso teve um custo, Nessa Realidade Johnny não conhece River, mas a vida dele foi tão boa quanto. Nos momentos finais do game, quando ele junto com os outros tripulantes estão se preparando para entrar na nave, o chefe da missão informa que uma novata fará parte da missão, é aí que entra River (que também virou uma astronauta, provavelmente a subconsciência de Johnny fez isso, claro, com a ajuda dos doutores)

http://static.gog.com/upload/images/2012/07/df13e6bbb432c5b071f7a55ebcc6c725879166de.jpg

Juntos, eles se preparam para decolar, e Watts e Rosalene do lado de fora presenciando esse momento, felizes. Johnny está morrendo na vida real, seus últimos suspiros... mas na sua nova memória ele esta de mãos dadas com River, chegando finalmente na Lua... THE END

http://i.gyazo.com/d7f3d6efe88040a0c52fe032f2d9d46e.png

Não é a toa que esse jogo me marcou muito, me identifiquei muito com os personagens. Ao meu entendimento o jogo é todo metafórico, não tem como não se ver naquela situação e se lembrar dos momentos de sua vida. De como o amor é mais forte que qualquer coisa, que é simplesmente fantástico você poder dizer que existe alguém que toparia ir para a “Lua” com você. Dias atrás decidi jogar novamente To The Moon, mas dessa vez tendo a certeza de que posso ter finalmente encontrado a Lua que tanto quis.