Em entrevista para o site Guardian, Andrew House, chefe da PlayStation, afirmou que o PlayStation 4 Neo é uma das formas utilizadas pela Sony para impedir que os jogadores sintam a necessidade de ir para o PC. Aqueles jogadores que procuram as melhores especificações e as
experiências mais otimizadas possíveis, podem sentir que o seu PlayStation 4 já não lhes oferece isso, algo queo PS Neo tentará solucionar.
"Acho que houve uma oportunidade para refletir sobre o ciclo
tradicional, e na tecnologia 4K, e dizer que talvez existe uma
oportunidade, dentro do decorrer de um ciclo de vida normal para
oferecer outra coisa, algo um pouco melhor, para um segmento do mercado
que sente que isto é importante," explicou House. "Nós vimos que alguns jogadores tendem a ir de volta para
PCs top em algum momento, porque estas são as pessoas que querem a
melhor performance gráfica. Por isso existe uma boa oportunidade para os
manter dentro do nosso ecossistema."
Ainda a respeito da PlayStation 4 Neo, Shaw Layden, presidente da SIE Worldwide Studios, reforçou a Revista TIME
a mesma ideia e reafirmou o que já havia sido explicado antes, os jogos
vão rodar nos dois consoles, mas em uma resolução superior e com uma
experiência gráfica melhorada no PlayStation 4 NEO. "Com esse novo PS4 não queremos criar uma bifurcação no mercado.
Não vamos criar diferenças entre as versões. Existirá apenas um jogo à
venda, e rodará nos dois consoles. Os jogadores terão a mesma experiência, mas uma rodaá com resolução superior, uma experiência gráfica melhorada, mas
todo o resto é exatamente o mesmo."
Layden falou ainda sobre a Microsoft e como a divisão Xbox está a fazendo o mesmo com o Project Scorpio,"Vemos a Microsoft seguindo uma rota similar à nossa, que é inovar
dentro do ciclo de vida do console. Não é nada que tenha sido feito
antes logo não há um plano sobre como o fazer. Ambas estão tentando encontrar a forma correta de o apresentar aos programadores,
de a apresentar ao mercado, de falar sobre ela. Aparentemente, eles estão fazendo coisas similares às que queremos
fazer, que é dar mais poder aos programadores, dar mais armas com as
quais possam criar jogos, criar uma experiência melhorada. Acho que é
bom para os videogames, por isso é bom para nós," disse Layden.
Layden disse ainda que o fato do console da Microsoft ser cerca
de 40% mais poderoso que o PS NEO não significa que esteja desde logo
declarada como vitoriosa, até porque cada vez mais é o poder da
narrativa que está conduzindo em frente a indústria. Jogos como God of War e Death Stranding vão provar isso, de acordo com Layden, e apesar da Scorpio estar previsto para o final de 2017, o PS NEO ainda não tem previsão de
chegada.