Em entrevista para o site IGN,
Hideo Kojima revelou mais alguns detalhes sobre o seu novo jogo, Death
Stranding. Segundo ele, Death Stranding será um jogo de ação que será
familiar para os fãs do gênero, mas que também irá trazer coisas inovadoras. "Metal
Gear era um jogo de ação," disse Kojima, "mas era um jogo de ação
onde você se escondia. Não havia um gênero assim naquela época, e agora
está classificado como um jogo de ação furtiva. Nesse sentido, Death
Stranding também será um jogo de ação mas quero fazer algo novo, algo
diferente."
"Inicialmente os jogadores poderão entender o jogo
facilmente," explicou Kojima. "Depois disso, entre 2 a 3 horas dentro do
jogo, eles começarão a pensar: 'Uau, isso é diferente. Isso é novo'". Kojima
deu também algumas pistas relacionadas com a temática do jogo. Segundo ele, "a ideia da vida e da morte conectadas entre si é
algo evidente no trailer de Death Stranding. Os animais estão conectados
uns com os outros; as pessoas estão conectadas entre si, por isso
muitas coisas estão conectadas."
Kojima mencionou uma obra do escritor japonês Kobo Abe para ilustrar o seu
ponto de vista: "Nessa pequena história, Abe afirma que a primeira ferramenta
criada pelo homem foi um taco de madeira. Ele diz que o taco de madeira era uma ferramenta criada
pelo homem para dar uma distância entre si e as coisas ruins... para se
proteger. Ele argumenta que a segunda ferramenta criada pela
humanidade é uma corda. Uma corda é uma ferramenta que serve para segurar
as coisas que são importantes para si. A maioria das suas
ferramentas nos jogos de ação são tacos de madeira," continuou Kojima, "Você pega,
dispara ou chuta. A comunicação é sempre através desses tacos de madeira. Em Death
Stranding não quero que as pessoas se conectem através de tacos de madeira, mas sim
através do equivalente a cordas... mas ocasionalmente vocês também poderão
usar tacos de madeira".