Ter vários tipos de um mesmo console no mercado é uma das
estratégias que está sendo seguida pelas fabricantes de consoles atualmente. A Sony fez isso em 2016 com o PS4 Pro e PS4 Slim e daqui a
uns meses será a vez da Microsoft com o Xbox One X. As vendas
do PS4 Slim demonstraram que ela começa a ser a opção preferida entre
os consumidores dentro da família da Sony, mas a Microsoft sabe que o Xbox One S continuará a ser a opção de preferência, pelo menos durante o
próximo ano, devido a fatores como o preço, as possibilidades
econômicas e as necessidades do jogador de classe média.
Em entrevista para o site Metro,
Phil Spencer disse que a companhia está ciente dessa realidade. "Temos dois consoles no mercado, o Xbox One X e o Xbox One S, que podem ser adquiridos por 249 dólares nos EUA. A maioria
dos consoles que vamos vender no próximo ano serão Xbox One S. Não
temos dúvidas disso". Phil Spencer relembrou que o que a maioria dos
jogadores quer fazer é jogar, e para muitos a qualidade que o Xbox One S oferece é mais do que suficiente.
Ele afirmou que cada um desses
consoles está preparado para um público diferente entre os fãs da marca
Xbox, e que ambos têm o seu próprio mercado entre os jogadores atuais. "Queria
ter a certeza que tínhamos uma oferta variada porque a maioria dos
jogadores só quer colocar as suas mãos no controle e jogar os jogos sem
se preocupar com questões técnicas," acrescentou Phil Spencer.
Outro ponto controverso mencionado durante a entrevista foi a capacidade
que os estúdios têm para tirar partido do hardware do Xbox One X com as
versões dos seus jogos. Phil Spencer relembrou que as produtoras são
completamente livres de tomar essa decisão e que eles não
impõem nada quanto a resoluções, nem fps. "Os produtores são livres para oferecer a melhor experiência que possam.
Se acreditam que os 60fps vai ajudar a vender mais, apostarão
nisso. Nem todos conseguem perceber a diferença entre jogar a 30
ou a 60 fps," finalizou.