Review - Top Gun Maverick: A Força dos Anos 80 que faz falta ao cinema atual !!

https://iforum-sg.c.hihonor.com/tr/tr_data/images/10000/2022/5/24/2bcbeacd-552c-40ff-ac78-bcba8b522576.jpg
 
Por Michael Scofielldd
 
Assisti Top Gun - Maverick e fico muito feliz em dizer que subestimei os realizadores. É um filme extraordinário. O mais interessante é que o melhor do longa é justamente onde pensei estar o seu ponto fraco: A direção. Primorosa, assertiva, segura. Joseph Kosinski, por incrível que pareça, se sai melhor que Tony Scott em suas escolhas, principalmente no que se refere às sequência de ação. Em alguns momentos, o espectador chega a "entortar" na cadeira como se estivesse à bordo do Caça pilotado por Maverick...Uma cena, em especial, é tão real que chega a causar sinetose.
 
https://revistaoeste.com/wp-content/uploads/2022/05/top-gun-maverick.jpg
 
O roteiro bem elaborado, resgata o clima que deixamos em 1986. Para os fãs do filme original será um deleite. E o velho Tom? Sempre muito carismático, parecia ainda mais motivado a relembrar um de seus primeiros protagonistas. Aqui vai uma ressalva: Eu vi muito mais Ethan Hunt do que Maverick na maior parte das cenas. Natural. Top Gun foi um dos primeiros sucessos de Cruise que, depois, se entregou ao universo de Missão Impossível. O frescor do personagem não está mais presente, mas com um pouco de esforço conseguimos nos lembrar do piloto que conhecemos nos anos 80.

Muitas pessoas estão dizendo que sentiram falta do estilo "clipe" em Top Gun, Mas não havia como replicar aquela forma narrativa. No filme de 86 havia muita música, muita pausa para cenas sob trilha. O cinema não comporta mais esse exato estilo. É preciso respeitar a obra original, mas também os quase 30 anos de evolução de linguagem que separam ambas as versões. 

https://www.clubecinema.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Top-Gun-Maverick-Dolby-Header.jpg

E falando sobre isso, fica a dúvida: Qual das duas versões é a melhor? As duas são ótimas, mas é difícil responder a essa questão porque ela são bem diferentes. A versão de 86 possui uma história "melhor". A sequência deste ano possui cenas de ação muito superiores. Notem que ambas as observações respeitam a época. Top Gun de 86 não nasceu como blockbuster. O investimento foi relativamente pequeno. Os roteiristas tiveram liberdade para mover a história e quase esbarrar no drama over.

Esse aqui, não. Já nasceu grande. A responsabilidade é maior e consequentemente, a saída foi realmente pesar a mão nas cenas de ação para garantir bilheteria e equilibrar o fato da história não ter o mesmo frescor e brilho. Top Gun de 86 cabe em um home vídeo tranquilamente sem grandes perdas. Esse aqui, não. Assistir no cinema ou assistir em casa resultará em duas experiências completamente distintas.
 
https://i.gyazo.com/dd1d142530694293afe6b2e39bb9d8d4.jpg

E a Trilha Sonora????????? SIM, ELA ESTÁ LÁ. Só de lembrar, arrepia. Enfim, paro por aqui para evitar spoilers, é incrível e um dos melhores filmes do ano. Muito feliz por ter sido surpreendido. E, como eu disse acima: Quem puder, veja no Cinema! É uma experiência, em tela grande, incrível. Mas se segure na cadeira. E como é bom ver um filme onde você acredita no que está vendo. Onde o que está diante de você não é uma câmera passeando por um cenário verde. É real. A totalidade das cenas aqui foram práticas. Nada de green screen. E isso faz uma diferença em tudo. Efeito final, interpretação dos atores, fotografia. Muito bem, Tom.

5 comentários:

Matei formiga disse...

fala tambem de panico 5

Capt. Nascimento disse...

Review topzera, deu mais vontade de ver

Rodrigo Pastrezi disse...

Gostei muito da crítica, mas não curto muito os filmes do Tom Cruise. O único que gostei muito foi Missão Impossivel 1. Vou assitir esse Top Gun mas vou ver o antigo primeiro.

Fernando Goulart disse...

Pura merda, até que enfim um review decente desse filme, vcs deveriam fazer mais vezes e eu espero que seja tão bom quanto o 1 que assisti de novo esses dias.
Nem dá pra acreditar que é tão antigo.

Darth Mal. disse...

Cara, agora tenho que ver sem falta, mas cinema tá caro pra cassete.