Sony chama defesa da Tencent no processo do clone de Horizon de “Sem Sentido” !!

A disputa entre Sony e Tencent está esquentando. Após a Tencent pedir a rejeição do processo movido pela Sony - que acusa o estúdio chinês de copiar descaradamente a série Horizon com o jogo Light of Motiram -, a dona do PlayStation respondeu com força, chamando a defesa de “Sem Sentido” e acusando a empresa de jogar um “jogo desonesto” para evitar responsabilidade.

https://i.gyazo.com/8fbe51854af0fdd419f4755cb7717b10.jpg 

Segundo o site TheGamePost, a Sony apresentou um novo documento de 35 páginas, afirmando que a Tencent tenta fugir do caso alegando que o processo foi movido contra as entidades erradas. A Sony rebate dizendo que isso é apenas uma manobra para confundir a justiça, já que a própria Tencent “usa o nome Tencent para anunciar seus jogos, como Light of Motiram, sem distinguir subsidiárias”.

“O dano já está feito”

No texto, a Sony afirma que o argumento da Tencent - de que o processo é “prematuro” porque o jogo ainda não foi lançado - não faz sentido. “Eles já anunciaram, promoveram e divulgaram o jogo. Esse argumento é sem sentido. O dano já está feito - e continua.”

Mesmo após a comunidade gamer reagir com indignação e apontar o jogo como um clone óbvio de Horizon, a Sony diz que a Tencent continuou promovendo o título e se recusou a assumir qualquer responsabilidade.

“Uma cópia descarada”

A Sony vai além, chamando Light of Motiram de “uma cópia tão descarado que o público gritou ao ver a cópia óbvia dos elementos protegidos de Horizon”. A empresa cita reportagens que descrevem o jogo da Tencent como “um grande rip-off de Horizon”, “um clone óbvio” e “um jogo copiado”.

A semelhança da protagonista com Aloy, inclusive, é um dos principais pontos do processo. Segundo o documento, jornalistas e fãs notaram que a personagem de Light of Motiram “se parece com Aloy em tudo - cabelo ruivo, roupas com frisos semelhantes e até o arco com as mesmas cordas azuis e laranjas que decoram seu corpo.”

Reuniões anteriores entre Sony e Tencent

Outro detalhe curioso revelado pelo TheGamePost é que as empresas chegaram a discutir uma possível colaboração. Olivier Courtemanche, chefe de mobile da PlayStation Studios, afirmou que se encontrou com executivos da Tencent e da Aurora Studios em Las Vegas e São Francisco, quando a empresa chinesa teria proposto “Project Z”, um jogo baseado em Horizon. A Sony recusou.

Mais tarde, em julho de 2024, Courtemanche viajou à China acreditando que o encontro seria sobre uma possível parceria em The Last of Us. Porém, a Tencent voltou a apresentar o mesmo “Project Z” - que, aparentemente, evoluiu para o polêmico Light of Motiram.

No momento, o caso segue em andamento, e a tensão entre as duas gigantes só aumenta.

Comentários